Meu Vozão Ceará Sporting Club

Dirigente da CBF garante que não há interferência política no retorno do futebol ao Brasil

Liga
Foto: Divulgação/ CBF

O Secretário-geral da CBF, Walter Feldman, garantiu em entrevista ao Jornal Estadão, que não há nenhum tipo de interferência política, no que diz respeito ao retorno das atividades relacionadas ao futebol no país. O dirigente também afirmou que o calendário do Brasileirão para essa temporada, deve ser estendido até o início de 2021, com grande parte das rodadas sendo disputadas no meio e final de semana.

Quando perguntado sobre o calendário do futebol brasileiro e a possibilidade das competições serem estendidas até o mês de janeiro de 2021, Feldman foi categórico. “Sim. Eu diria que quando a gente iniciou a parada, nós começamos a pensar nos mecanismos de flexão que teriam de ser acrescentados ao calendário para podermos ter condições de terminar as competições de forma ideal. Por isso que trabalhamos com a extensão das férias dos atletas para ter a liberação do período entre Natal e Ano Novo. Seria possível fazer um calendário até 2021 e também iniciamos algo que vem sido mantido”, afirmou Feldman.

Sobre os protocolos médicos, Feldman explicou: “Fazemos atualizações quase que diárias, porque as mudanças sobre a pandemia são constantes, com o conhecimento de novos testes. Temos conduzido esse trabalho junto com o Ministério da Saúde sem nenhum tipo de pressão ou açodamento. Nós estamos acompanhando a evolução da epidemia. O protocolo está muito bem elaborado”, pontuou.

Ainda sem previsão para o retorno do futebol no país, Feldman disse na entrevista que aguarda apenas o aval do Ministério da Saúde para o retorno dos treinamentos em todo o país e a criação de um novo calendário. “Desde o início a gente falou que não daríamos um passo sem as recomendações do Ministério da Saúde, tendo em vista que a CBF é uma instituição nacional. Mas não deixa de ser fundamental a avaliação das secretarias municipais e estaduais de saúde. Assim que tivermos uma definição, o novo calendário será elaborado”, afirmou o dirigente.

Com a retomada do futebol alemão, outras ligas pelo mundo também planejam o retorno das competições. A Inglaterra anunciou a volta da Premier League, a principal liga do país para o dia 17 de junho. Na Espanha, por exemplo, alguns clubes já treinam com bola, é o caso de Real Madrid e Barcelona, os dois principais times do país. No Brasil, no entanto, poucas equipes treinam com bola.