Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará conhece novo formato de disputa da Copa do Nordeste de 2022

Foto: Divulgação

A Liga confirmou o novo formato da Copa do Nordeste para 2022, que agora passará a contar com 36 clubes no total, com 24 tendo vaga na fase pré do Nordestão. Com essa alteração, os pernambucanos Santa Cruz, Salgueiro e, até, o Central, passam a fazer parte da lista de classificados para a fase de entrada do maior torneio regional do país – transmitido por SBT e Grupo Disney. Por meio de nota, a Liga do Nordeste informou que essa medida já vinha sendo estudada, mas foi adiada por conta da pandemia.

“A Lampions 2022 se prepara para ser a maior da história. Por conta do sucesso nas últimas edições, a competição cresceu e o funil de entrada para a maior competição regional do mundo aumentou. Com o novo formato de Eliminatórias os Campeonatos Estaduais serão ainda mais valorizados. A medida vinha sendo estudada há algum tempo, mas acabou sendo adiada por conta da pandemia. Agora, para a edição de 2022, as novas regras passam a valer”, diz trecho da nota.

O critério de classificação para a fase de grupos não muda. Ainda serão os nove campeões estaduais e o melhor ranqueado de Pernambuco, da Bahia e do Ceará, já que são as federações melhores colocadas no ranking da CBF, totalizando 12 clubes. A mudança vem diretamente na pré-Copa do Nordeste, que cresceu de oito para 24.