Meu Vozão Ceará Sporting Club

Estatuto do Ceará volta a ser pauta e direito de voto para o torcedor pode finalmente acontecer; confira os detalhes

Bandeira do Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Em junho deste ano, durante reunião do Conselho Deliberativo do Ceará, o texto sobre o novo estatuto do clube foi reprovado. Agora, uma nova proposta foi criada trazendo alterações em dois temas de grande relevância: a participação do sócio-torcedor na eleição para Diretoria Executiva e o modelo de gestão do Ceará Sporting Club.

Assembleia Ceará - Novo Estatuto
João Paulo, de camisa social branca, e Herbet Gonçalves, camisa cinza do Ceará, são presidentes da Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo, respectivamente. Foto: Gledson Jorge / Ceará

Em novo texto apresentado, o sócio-torcedor terá direito a voto desde que tenha 36 meses ininterruptos de adimplência, para poder votar para a diretoria executiva. A primeira proposta previa 24 meses. Entretanto, fica estabelecido que apenas sócios-torcedores do plano ‘Campeão da Popularidade’ em diante terão direito ao voto, excluindo sócios da categoria ‘Time do Povo’.

Além disso, a eleição do novo presidente será feita por voto simples, vencendo em 1º turno quem tiver 50% dos votos válidos + 1, com a participação do sócio-torcedor que terá mesmo peso que o sócio-proprietário do Ceará. Caso contrário, haverá 2º turno apenas com a participação dos conselheiros.

Diretoria do Ceará 2024
Foto: Gabriel Silva / Ceará SC

Novo estatuto quer aprovar diretoria remunerada

A nova proposta ainda prevê a eliminação de diretores estatuários, ou seja, todos os diretores deverão ser remunerados. Além disso, ainda não há uma garantia de que pelo menos 30% da diretoria executiva seja formada por mulheres. Os conselheiros aguardam o texto na íntegra para analisar antes que o presidente do Conselho Deliberativo, Herbet Santos, convoque reunião para aprovação do novo estatuto.

Herbet Gonçalves Santos, presidente do Conselho Deliberativo do Ceará
Herbet Gonçalves Santos, presidente do Conselho Deliberativo do Ceará. Foto: Portal IN