Meu Vozão Ceará Sporting Club

“Dura realidade que o Ceará vem passando”; Após nova derrota, Léo Condé não esconde insatisfação e solta o verbo

Léo Condé, Ceará
Foto: Gabriel Silva / Ceará SC

Treinador do Ceará, Léo Condé não escondeu sua insatisfação com a arbitragem dos últimos dois jogos. O técnico reclamou do desempenho dos profissionais que apitaram as duas últimas partidas do Vozão na Série B do Campeonato Brasileiro, em derrotas para Goiás-GO e Mirassol-SP, e revelou ter receio de fazer críticas à arbitragem com receio de sofrer alguma punição.

Léo Condé, Ceará
Léo Condé, treinador do Ceará. Foto: Davi Rocha / @1davirocha

Bastante cauteloso em suas palavras, o técnico do Alvinegro disse que não quer privilégios para sua equipe, mas, sim, uma arbitragem que seja justa na partida. Após derrota para o Mirassol-SP, Condé citou a falha do VAR (árbitro de vídeo) na partida contra o Goiás-GO, em que não foi marcado dois toques na cobrança do primeiro pênalti e não foi dada falta sobre Jean Irmer na segunda penalidade marcada. Ele ainda disse que deveria haver coletivas de árbitros após os jogos para que pudessem explicar suas ações no decorrer dos confrontos.

“A gente tem que ter muito cuidado com o que fala porque a gente é punido ainda. Acho que tinha que trazer o árbitro no pós-jogo para ele justificar. Lá em Goiânia os pênaltis (foram) questionáveis, mas o jogador deu dois toques na bola na batida. O VAR só tem que avaliar se o goleiro adiantou, se teve invasão na área ou alguma infração no lance da batida. E o cara deu dois toques na bola, como que não enxerga? Vem acontecendo isso de forma sistemática, a gente fica meio que impotente. O clube está se movimentando, indo na CBF reclamar, só que esses pontos não voltam mais. A gente ainda tem que ter cuidado, principalmente perante ao torcedor, ficar justificando muito ainda vai (parecer) que estamos querendo transferir (a culpa), mas não é. Infelizmente, é uma dura realidade que o Ceará vem passando agora. Acho que a gente está sendo prejudicado, sim. Se é intencional ou não, é outra questão”, disse Léo Condé.

Caio Max apita Ceará x Mirassol-SP. Foto: Alexandre Schneider

COMPARANDO MARCAÇÕES EM CEARÁ X MIRASSOL

Na derrota para o Mirassol-SP, o atacante Lucas Rian se envolveu em um lance ainda no primeiro tempo e foi derrubado dentro da área, mas nada foi assinalado pelo árbitro Caio Max Augusto Vieira. Já no fim do jogo, ele marcou um pênalti de Paulo Victor sobre atleta e, na cobrança, o time paulista cravou sua vitória por 2 a 1 no fim do jogo. Para Léo Condé, estes dois lances foram idênticos e, em sua visão, não houve nada em nenhum dos dois.

“O lance do Lucas Rian, no primeiro tempo, foi idêntico. E eu acho que não foi nada, nem um, nem outro. O campeonato está muito ajustado, muito difícil. São detalhes que definem jogos. Mas, vamos torcer para que isso mude. A gente não quer ser beneficiado em nada, a gente só quer que tenha justiça. É o que a gente espera”, finalizou.

Lucas Rian, Ceará
Atacante Lucas Rian foi titular na última rodada. Foto: Stephan Eilert / Ceará SC