Um dos irmãos de Zico, ídolo do Flamengo, já foi jogador do Ceará. Fernando Antunes Coimbra, mais conhecido como Nando, atuou no Ceará na década de 1960 e ajudou o clube em 1968 a formar a equipe que conquistou o Norte-Nordeste de 1969.
Com apenas 18 anos de idade, ele prestou prestou concurso público para o Programa Nacional de Alfabetização (PNA) e chegou a lecionar durante um mês. Porém o programa acabou sendo interrompido após o início da Ditadura Militar, em abril de 1964.
Nando acabou aceitando a proposta de jogar pelo Ceará para tentar ser ‘esquecido’ pelo regime militar e o feito deu certo. Do Vozão, ele foi para o Belenenses, de Portugal mas acabou sofrendo nova perseguição pelo governo português, que também vivia um período militar na política comandado por António Salazar.
Irmão de Zico do Flamengo, recebe homenagem do Ceará
Ainda em Portugal, Nando enfrentou problemas para assinar seu contrato e chegou a ser surpreendido enquanto dormia no quarto do hotel por agentes militares. Ele acabou tendo que sair às pressas do país europeu. Como forma de homenagear aqueles que fizeram a diferença no Ceará ao longo dos 110 anos de existência, o Alvinegro presenteou Nando, irmão de Zico do Flamengo, lhe entregando o sócio ‘Eterno Soldado’.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.