Meu Vozão Ceará Sporting Club
Ceará, Série B, elenco do Ceará
Foto: Gabriel Silva / Ceará SC

Para conquistar acesso, Ceará vai ter que impor sequência que não consegue desde ‘temporada do milagre’: “Quase 10 anos”

O Ceará ainda segue sonhando com o acesso à Série A do Brasileirão. Mas, para conquistar este objetivo, o time terá que fazer algo que não consegue no Campeonato Brasileiro desde a Série B 2015, quando impôs uma sequência de cinco vitórias consecutivas e evitou, quase como um “milagre“, o rebaixamento para a Série C. Além disso, o Vozão ainda precisa contar com vacilo de uma das equipes que está no G-4.

Erick Pulga, atacante do Ceará / Série B
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A última vez que o Vovô venceu cinco jogos seguidos na competição nacional foi em 2015, quando aconteceu a “temporada do milagre” e o Alvinegro se salvou da queda para a Terceirona na última rodada. Isso aconteceu há quase 10 anos. Aquele o grupo – que tinha o volante Ricardinho, hoje assessor de futebol do clube, e o atacante Rafael Costa como destaques – conseguiu “emendar” cinco triunfos seguidos sobre Botafogo-RJ, Boa Esporte-MG, Mogi Mirim-SP, ABC-RN e RB Bragantino-SP.

Rafael Costa
Rafael Costa se destacou no Ceará pela Série B 2015. Foto: Kiko Silva

Para retornar à Série A, divisão que não disputa desde 2022, o Ceará vai ter que impor esta sequência. Já tendo vencido o Paysandu-PA na última rodada, o Alvinegro vai ter que ganhar as últimas quatro partidas da Série B 2024 e terá como adversários Avaí-SC, que já iniciou o processo de dar férias para alguns atletas, Botafogo-SP, América MG e Guarani-SP. Nesses jogos, dois serão dentro de casa e dois fora.

Vale ressaltar que o time até pode conquistar o acesso mesmo que não ganhe os últimos quatro jogos da competição. Mas, dentro do cenário atual, tornaria ainda mais difícil do que já está devido a diferença para o G-4 que, neste momento, é de cinco pontos.

Matheus Bahia, Ceará x Avaí / CBF
Foto: Benno Küster / Avaí F.C.

CEARÁ NÃO DEPENDE APENAS DE SI

Mas, vale ressaltar, que o Vozão não depende de si. Ainda que vença todas as próximas quatro rodadas da competição e termine a Série B com cinco vitórias seguidas, o Alvinegro precisa de um vacilo de uma das quatro equipes dentro do G-4 para conquistar uma vaga. Caso contrário, não entra na zona de acesso mesmo que ganhe todos os jogos até a 38ª rodada.

Ceará é o quinto colocado na tabela da Série B. Crédito: Globo Esporte