Meu Vozão Ceará Sporting Club

Mesmo sem perder em 2020, Ceará ainda encontra dificuldade para achar padrão de jogo; veja análise

Foto: Thiago Gadelha/ SVM

O começo de ano do Ceará está sendo muito irregular. Com poucas boas atuações, o time vem empatando muito e não consegue triunfar, principalmente na Copa do Nordeste. São 7 empates e apenas 4 vitórias em 11 jogos na temporada. Talvez a herança de más campanhas na Série A de 2018 e 2019 influenciem o time. Em 2018, a equipe acabou em 15º lugar com 44 pontos e em 2019, em 16º com 39 pontos, à beira do rebaixamento. Se for levar em consideração os últimos 7 jogos da equipe na campanha de 2019, o time empatou 3 e perdeu 4.

Entre os anos de 2018 e 2019, foram mais de 40 contratações no clube, além de muitas saídas, o que impossibilita o time de obter um bom entrosamento. O Ceará é a única equipe invicta entre os times da Série A de 2020, mas os problemas na defesa e no ataque são consideráveis. O time vem tomando muitos gols e fazendo poucos. Talvez a última partida contra o River-PI pela Copa do Nordeste, foi um verdadeiro exemplo de evolução do time.

A defesa se portou bem e o ataque, que não funcionava, finalmente deu as caras. Rafael Sóbis, o grande reforço do Alvinegro Cearense até então, passou 8 jogos sem marcar, mas finalmente desencantou e fez 3 gols. Os grandes destaques do time são o meia-atacante Vinícius e o zagueiro Luiz Otávio, esse último é um grande líder no elenco atual do Vozão. Nesta temporada, a diretoria continuou contratando muito, mas é notório a qualidade dos jogadores. O elenco Alvinegro tem boas opções para todas as posições do campo, o que não era visto, nas últimas temporadas.

Aos poucos, o técnico Enderson Moreira vai dando uma cara nova para o time do Ceará. Ele chegou em meados de fevereiro para o lugar de Argel Fucks. São propostas diferentes. Enquanto Argel abusava dos contra-ataques, Enderson soube criar novas alternativas para a equipe, que tem posse de bola e cria boas chances de gol. O Vozão agora tem 3 competições nesse primeiro semestre para mostrar força. Depende de duas vitórias para se classificar na Copa do Nordeste e aguarda o seu adversário na Copa do Brasil, que sairá do vencedor entre Vitória-BA e Lagarto. No Cearense, o time faz uma boa campanha e deve se classificar para as fases finais.

A evolução do Ceará, apesar de lenta, é perceptível. Agora é esperar os novos capítulos desta jornada.