Meu Vozão Ceará Sporting Club
Ceará x Fortaleza / Clássico-Rei
Foto: João Moura

“Bandeira vermelha…”; MPCE traça metas para Ceará x Fortaleza visando melhorias de segurança para 2025

A rivalidade Ceará x Fortaleza é tratada como alta representatividade de risco para a sociedade em dias de jogos e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) garantiu que tem trabalhado de maneira rigorosa para gerar mais segurança. Edvando França, promotor do órgão e coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), afirmou que a busca é por aperfeiçoar e resolver situações que ainda são problemas em Clássico-Rei nos arreadores do estádio.

Ceará x Fortaleza, Clássico-Rei, Campeonato Cearense
Ceará x Fortaleza é a maior rivalidade do futebol cearense. Foto: Ismael Soares / SVM

Além de instalação de biometria facial na Arena Castelão e estádio Presidente Vargas e construção de dois novos acesso à principal praça esportiva do Estado, os órgãos têm trabalhado para amenizar os perigos nos clássicos devido brigas de torcidas organizadas. O duelo Ceará x Fortaleza é tratado como “bandeira vermelha” pelos órgãos de segurança pública. Essa cor representa um grau muito alto de gravidade e que requer o máximo de cuidado das autoridades envolvidas. Edvando França revelou que dois dias antes da partida reuniões acontecem para ser realizada a AREF, que significa Avaliação de Riscos dos Estádios de Futebol, entre Nudtor e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).

“(A reunião) é feita dois dias antes do jogo. Saber como está o entorno, quantos visitantes vem, se tem rivalidade. Esse número vai definir a cor da bandeira do jogo. Se for vermelha é perigoso, requer mais cuidado, mais agentes de segurança, mais polícia, mais segurança privada. Ceará x Fortaleza sempre será bandeira vermelha. A Copol (Coordenadoria de Planejamento Operacional) da Secretaria de Segurança Pública lidera o grupo. Os clubes participam, a AMC, a Guarda Municipal, a Arena, representantes da Agefis (Agência de Fiscalização de Fortaleza), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar também. Tivemos problemas (em 2024), mas a gente conseguiu fazer avaliação e resolvê-los. E vamos aperfeiçoar cada vez mais”, disse o promotor do MPCE.

TORCIDA DO CEARÁ ‘DE OLHO’ EM MUDANÇAS

A partir de 2025 a biometria facial vai ser utilizada em jogos do futebol cearense. Na Arena Castelão a previsão é para julho enquanto o equipamento tecnológico já foi instalado no estádio Presidente Vargas (PV), faltando apenas visita técnica que deve acontecer no início de janeiro. Os testes no “PV” devem acontecer já durante o Campeonato Cearense.