Meu Vozão Ceará Sporting Club
Fernandinho, atacante do Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

OPINIÃO | O elenco que o Ceará tem montado e o que podemos analisar

A hora se aproxima. A primeira partida do Ceará em 2025 será contra o Tirol, no dia 18 de janeiro, válida pelo Campeonato Cearense. Apesar de algumas novidades no elenco, em geral, estou curioso para entender como o time vai funcionar. A permanência do treinador Léo Condé é algo positivo para a manutenção do estilo e identidade de jogo implementadas no ano passado e, com todo o sucesso que ele obteve, espera-se que possa repetir ou chegar próximo disso este ano.

Léo Condé, treinador do Ceará
Foto: Aurelio Alves / O Povo

O elenco do Vozão, apesar de está quase que totalmente formatado para esse início, ainda carece de algumas peças, principalmente na parte do ataque, já que perdeu Saulo Mineiro e Erick Pulga, grandes destaques do acesso do grupo. Para o ataque temos Fernandinho, Bruno Tubarão e Aylon, além do recém-contratado Antonio Galeano. Para tantas competições em curso, neste início é muito pouco em quantidade e qualidade também. De fato, o Ceará ainda precisa se reforçar o setor ofensivo.

Fernandinho, atacante do Ceará
Atacante Fernandinho foi um das contratações. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Times que obtém sucesso precisam ter um goleador e o Ceará precisa urgentemente contratar um “camisa 9” que tenha essa característica. Até existem rumores e nomes na mesa, porém, o que podemos concluir é que nenhum dos jogadores que temos no elenco atual tem esse histórico. Acredito que para a zaga ainda precisamos demais um nome que venha para ser titular, ainda mais com a provável saída do David Ricardo. As laterais com Matheus Bahia, Eric Melo e Nicolas para a esquerda e Rafael Ramos e Dieguinho para a direita, pelo menos em quantidade acredito que está num bom nível.

Rafael Ramos / Richardson - do Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

SETOR MAIS FORTE DO CEARÁ?

Meio-campo com Fernando Sobral e Matheus Araújo também está num bom nível, ainda mais com a permanência garantidas das melhores peças do ano passado neste setor: Lourenço, Richardson e Lucas Mugni. Mas, o grande fato é que, para este primeiro momento, o elenco deve dar “conta do recado”, principalmente contra times de menor expressão. Mas, se compararmos com os times que estarão na mesma briga que a gente, ainda estamos um passo atrás. Espero que a diretoria de futebol tenha um senso crítico para entender que por, mais que possa parecer um elenco bom, para disputar a Série A do Brasileirão ainda está um nível abaixo da grande maioria e se não houver reforços, principalmente no ataque, o ano pode ficar muito mais difícil do que já temos em mente.

Fernando Sobral, do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.