O Botafogo-RJ está bastante interessado na contratação de David Ricardo, zagueiro do Ceará. As diretorias alvinegras seguem conversando sobre um possível acordo pelo zagueiro de 23 anos. Mas, diferente da notícia que foi veiculada na imprensa, ainda não há nenhum acordo fechado. Isso porque há uma entrave entre os clubes a respeito dos valores. A informação é do jornalista Déo Luis.
Zagueiro David Ricardo. Foto: Divulgação / Ceará SC
Na manhã desta quinta (16), começou a ser notificado que a venda de David Ricardo ao clube do Rio de Janeiro estaria por detalhes e que já poderia ser fechada “nas próximas horas“. Mas, ao que parece não é bem isso. Por meio de seu canal no YouTube, o jornalista Déo Luis informou que as diretorias de Ceará e Botafogoainda não chegaram a um acordo porque o valor da proposta feito pelos cariocas não agrada a cúpula do Vozão.
Em entrevista recentemente, o presidente João Paulo Silva chegou a confirmar que tinha um acordo com David Ricardo e seu staff que só aceitaria fazer negócio por ele com clubes que chegassem com propostas a partir de 2,5 milhões de dólares, quantia que neste momento é equivalente a R$15 milhões na cotação atual. O Alvinegro de Porangabuçu é detentor de 90%, ou seja, ficaria com R$13,5 milhões caso consiga uma negociação nesses valores.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC
Ainda é preciso ressaltar que Haroldo Martins, diretor de futebol do Vozão, participou de entrevista ao Sistema Verdes Mares (SVM), na noite da última quarta (15) e contou que as negociações com o Botafogo-RJ estava encerradas “naquele momento” pois a proposta dos cariocas não tinha chegado ao número desejado pelo Vozão. Ele também contou que o atleta é constantemente alvo de propostas, inclusive do futebol europeu. Haroldo ainda deixou bem claro que o clube não está “desesperado” para vender seu atletas e que negociações só vão acontecer por valores que sejam bons para o Ceará e para o atleta.
“Neste momento, sim (negociação está encerrada). Não sei se em algum outro momento vai voltar a prosseguir, até porque o interesse do Botafogo não é de agora, já aconteceu em outro momento também. (…) Foi formalizada uma proposta do Botafogo e o Ceará recusou. A gente chegou a enviar uma contraproposta, mas, acredito que para eles também não tenha sido interessante. Mas, a que nos foi enviada foi recusada porque um negócio, uma venda de um atleta tem que ser boa para o atleta e para o clube. Tem que casar as duas coisas. Não adianta também ser boa só para o clube e não para o atleta, ele não vai querer ir. Então, na hora que as duas coisas surgirem, pode acontecer um negócio”, afirmou Haroldo.
“O David é dos melhores ativos do clube, é excelente ativo, ele é visto na Europa. Vez por outra surgem consultas da Europa. Chegamos a ter proposta formalizada da Europa, que não foi interessante para o Ceará. A gente teve essa do Botafogo. No ano passado também surgiram outras propostas, inclusive formalmente, que a gente recusou. Mas, a gente não tem desespero para fazer negócio. Temos ativos no clube e o mercado está buscando nossos ativos. As propostas precisam chegar no patamar que o Ceará almeja. Se isso casar com ser bom para o atleta, a gente faz negócio. Se não, não faz negócio”, finalizou.
Foto: Gabriel Silva / Ceará SC
COMO FICA A SITUAÇÃO DE DAVID RICARDO E CEARÁ?
Tendo contrato até o fim de 2026, o zagueiro segue treinando normalmente com o elenco do Vozão, se preparando para a estreia na temporada 2025 que já tem data para acontecer. Às 16h40 do próximo sábado (18), o Alvinegro vai a campo para enfrentar o Tirol, no estádio Presidente Vargas, pelo Campeonato Cearense. David Ricardo se tornou pai recentemente. Na última terça-feira, dia 14 de janeiro, nasceu Matteo Ricardo, primogêntio do zagueiro fruto de seu relacionamento com sua esposa, a piauiense Lays.
David Ricardo se tornou pai no dia 14 de janeiro de 2025. Foto: Aldo Carvalho / @aldofotografia_