É com muita sinceridade que eu digo que fazia tempo que via não uma atuação tão tenebrosa como a do Ceará nessa estreia da Copa do Nordeste. Não lembro mesmo de ter visto um desempenho assim na Série B 2024 e olha que tiveram jogos na competição que foram “para esquecer”.

Um exemplo foi o jogo contra a Ponte Preta, em Campinas, que causou a demissão do técnico Vagner Mancini. Naquela ocasião, perdemos por 3 a 1 e, na minha opinião, aquele foi o pior jogo do Vozão na temporada passada. Porém, qualquer análise desta partida contra o Náutico-PE é inconclusiva tendo em vista que é apenas o segundo jogo do ano.
Sim, acredite, existe um “ponto positivo’ a se extrair dessa partida. “Espremendo” muito, consegui ver que o Pedro Henrique pode ajudar bastante nessa temporada. Ele é um muito brigador e oportunista. Em duas chances, fez dois gols – que foram anulados pela arbitragem -, mas mostrou que tem “faro de gol‘ e, com um time bem encaixado, pode se tornar peça-chave neste ano desafiador.

Agora, olhando pelo lado negativo, que são inúmeros, podemos citar que nesta última partida tivemos uma defesa bastante insegura – começando pelo goleiro, passando por zagueiros e laterais – que transpareceu isso ao adversário, que toda hora chegava com muita facilidade. O gol deles parecia questão de tempo e foi. Com uma falha de marcação de Marllon, veio o 1×0 do Timbu e, depois disso, só ladeira a baixo. O zagueiro, que já não estava bem, piorou, perdeu a confiança e isso nos preocupa porque ele veio pra brigar por titularidade com a saída de David Ricardo para o Botafogo-RJ.
Tivemos também a situação do goleiro Keiller, que perdeu a chance de apagar a má impressão que deixou no jogo de estreia da temporada no estadual. Ao invés disso, foi bem abaixo mais uma vez, falhando, perdendo tempo de bola e sentindo uma certa dificuldade quando a bola ia a sua meta. Portanto, Bruno Ferreira na próxima partida seria o mais coerente se Léo Condé não insistir na sua teimosia.

CEARÁ E REFORÇOS
Tivemos um meio-campo que não encaixou em nenhum momento do jogo, não conversaram e alguns jogadores que permaneceram para 2025, na minha opinião, precisam ser reavaliados, pois é clara a necessidade de reforços. Ressalto, mais uma vez, é apenas o apenas jogo da temporada e ainda tem “muita água para rolar”. Confesso que acredito bastante no trabalho de Condé e de sua comissão. Acredito também que a diretoria de futebol já esteja pensando nessas hipóteses, pois já mostraram que não vão se omitir aos problemas do clube.
Agora, o que nos resta, como torcedores, é o que ultimamente tem nos restado ano após ano: esperar para ver, acreditar, torcer e apoiar. A temporada está apenas começando e já conseguimos virar essa chave – de começo ruim de temporada – outras vezes. Em breve teremos uma noção para qual “caminho” as coisas irão se dirigir.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.