Com o início dos jogos, aquilo que a torcida temia aconteceu: o time é realmente bem aquém daquilo que se imaginava caso o Ceará SC subisse para a Série A do Brasileirão. Pode parecer muito cedo para termos esse diagnóstico. Porém, assistindo os jogos de outras equipes e comparando elencos e onzenas iniciais, a realidade é realmente essa.

O Campeonato Brasileiro desse ano promete ser um dos mais difíceis de todos os tempos, com quase todas as equipes tendo algum jogador histórico ou muito acima da média. Cito aqui nomes Neymar de volta aos Santos, Oscar e Lucas Moura no São Paulo, Memphis Depay no Corinthians, Hulk no Atlético MG, Estevão no Palmeiras. Isso sem contar o coletivo fortíssimo do nosso rival Fortaleza que vai para seu sétimo ano seguido na Primeira Divisão Nacional.

Mesmo no Campeonato Cearense contra Tirol e também contra Ferroviário, não sentimos confiança no time. No segundo jogo, em um “apagão” quase que os bons primeiros 20 minutos foram por “água abaixo” com o time coral fazendo um gol e logo em seguida quase empatando em falha da defesa alvinegra. Aliás, se o ataque não empolga, com apenas Pedro Henrique tendo um bom início e alguns lampejos do Fernandinho, a defesa realmente preocupa.
O início de Marllon, Dieguinho e Keiller é sofrível, com todos os três sendo uma “bomba relógio” pera ver quem vai falhar primeiro. A torcida já estava ciente da vulnerabilidade que o arqueiro do Ceará tinha, com passagens dele sem por Vasco e Internacional, vindo de mais de um ano e três meses sem jogar. Marllon ainda se espera mais, até pela consistência que ele já demonstrou jogando Série A, assim como Dieguinho, que havia feito uma ótima temporada em 2022 na elite e fez uma boa Série B pelo Goiás.

Não se tem detalhes de como está a situação financeira do clube após o acesso à Série A. Mas, o objetivo de arrecadação com vendas foi atingido com as saídas dos melhores jogadores de 2024. Por outro lado, os reforços que chegaram não estão nem perto da qualidade e importância que Saulo Mineiro, Erick Pulga e David Ricardo têm e tiveram para o clube no ano passado.
Caso o Ceará queira ganhar alguma coisa esse ano e não ser um vexame absoluto no Brasileirão, precisa acordar pra vida e contratar para realmente reforçar o elenco ou será “engolido” pela qualidade e pelo poder financeiro que a grande maioria dos clubes de Série A têm nos dias atuais.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.