Meu Vozão Ceará Sporting Club
Mascotes de Ceará x Fortaleza / Fortaleza x Ceará / torcida mista
Foto: João Moura / @eujmoura

“Em breve poderemos ter”; Possibilidade de setor com torcida mista no futebol cearense ganha força após episódios de violência

Após cenas lamentáveis vistas por todo o Brasil envolvendo torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza e demais clubes do País nas últimas semanas, os órgãos públicos estão trabalhando em busco de minimizar acontecimentos assim dentro do estádio e algumas ações estão sendo estudadas pelos órgãos públicos. Em entrevista à Rádio O Povo CBN, no último sábado (1), Luciano Furtado, presidente do TJDF-CE (Tribunal da Justiça Desportiva do Estado do Ceará), falou que há possibilidade de que seja criado um setor de torcida mista nos estádios cearenses.

briga organizada do Ceará
Foto: Ismael Soares / SVM

Responsável por protocolar punição a quatro organizadas do Estado, sendo duas do Ceará (Mofi e Cearamor) e duas do Fortaleza (Tuf e JGT), por brigas dentro de estádios em jogos do Campeonato Cearense, o presidente do TJDF-CE vê a possibilidade de setor misto com “bons olhos”. De acordo confirmado por Luciano Furtado, os clubes veem isso de maneira positiva e, em breve, pode se tornar uma realidade.

“Tenho fé que sim, e digo isso de verdade. Existe uma força muito grande do futebol na realidade brasileira, no nosso estado não é diferente. Então eu penso que é possível sim, e os clubes estão inclinados a isso. Agora com a implementação da identificação facial isso pode se tornar uma realidade. Então eu acredito que sim, em breve poderemos ter”, disse o presidente do Pleno.

Torcida do Ceará
Foto: Gabriel Silva / Ceará SC

ENTENDA O QUE É TORCIDA MISTA

Já visto em vários estádios do futebol brasileiro, torcida mista é a divisão de um setor da arquibancada com presença de torcedores dos dois times que estão se enfrentando em campo. O intuito desta ação é mostrar que, diferente da violência e selvageria protagonizada nas ruas das cidades brasileiras por torcidas organizadas, torcedores podem torcer juntos e em paz, mesmo que as cores de seus clubes sejam diferentes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a rivalidade Grêmio x Internacional, apelidada por GreNal, vem há anos tendo um setor para torcida mista nos estádios.

Mascote Ceará e Fortaleza
Presidente do STJD afirma desejo de torcida mista nos estádios cearenses. Foto: Thiago Gadelha / Diário do Nordeste