De acordo com a publicação do jornal Diário do Nordeste, o técnico Guto Ferreira já tem uma filosofia que almeja aplicar no Ceará, assim que começar os trabalhos no lugar de Enderson Moreira, que se transferiu para o Cruzeiro nesta semana.
O treinador será com uma filosofia de jogo implementada em pouco tempo, dificultando o crescimento da equipe adversária. A ideia seria ter um padrão definido para a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e mostrar uma compactação do time.
Guto Ferreira vem com um perfil totalmente diferente de Enderson Moreira e gosta de variar um poucos nas formações tática e uma delas seria o 4-3-3 e com um futebol ofensivo. Por exemplo, o Sport que utilizava um centroavante e dois atacantes de velocidades que caiam pelas pontas.
Se Enderson tinha um perfil mais ofensivo buscando o gol, Guto reza pela cartilha da escola gaúcha, como exemplo o técnico Tite. Com passagens vitoriosas pelo Internacional, Chapecoense, Bahia e também do Sport, que foi o seu último clube, desde então.
Com Guto, o Alvinegro deverá ter um time compactado, marcação agressiva, imposição física e atuar para o campo do adversário com uma transição muito rápida. No Bahia, era comum transições ofensivas com os laterais e também os atacantes que atuam como pontas.
Por fim, outra característica do novo comandante é sempre ter um centroavante em seu time. Nos tempos de Bahia e Sport, nunca preteria de atletas como Brocador pelo time pernambucano e Gilberto ou Fernandão pela equipe baiana.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.