Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará leva vantagem em confrontos com o Atlético-MG jogando em casa pelo Brasileirão; Veja histórico

Lacerda, Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

O Ceará vai receber o Atlético-MG, na noite desta quarta-feira (15), na Arena Castelão. Os alvinegros já se enfrentaram em seis oportunidades pela elite nacional em solo cearense e, neste confronto, o Vovô leva ampla vantagem sobre o Galo. A partida está marcada para acontecer às 19h, pela 12ª rodada da Série A do Brasileirão.

LEIA MAIS:
Artilheiro do Ceará tem melhor aproveitamento que time rival pelo Brasileirão; Confira números
Sávio e outras 4 peças desfalcam o Atlético-MG contra o Ceará; Veja lista
Ceará tem uma das piores defesas do Brasileirão como mandante; Veja números

Dono da melhor campanha como visitante, o Vovô recebe o Galo buscando melhorar seu retrospecto dentro de casa e vencer a primeira como mandante. Para isso, terá que trabalhar bem seu sistema defensivo, já que está entre os clubes que mais sofrem gols quando atua em seus domínios. Porém, quando os dados são de duelos contra o atual campeão brasileiro jogando dentro de casa pelo certame nacional na era dos pontos corridos, a equipe de Porangabuçu tem larga vantagem.

Desde o seu primeiro retorno à elite do futebol, em 2010, Ceará e Atlético-MG se encararam em seis oportunidades na capital cearense. Nesses confrontos, são três vitórias do Vozão, dois empates e somente um êxito dos mineiros. A única derrota do Vovô aconteceu em 2019. Na época, Ricardo Bueno, hoje atacante do Juventude-RS, abriu o marcador aos 23 da primeira etapa. Mas não deu muito para tempo para a nação do alvinegro cearense comemorar, já que, aos 26 do mesmo período, Nathan deixou tudo igual. Com um segundo tempo bastante disputado, o Alvinegro de Porangabuçu não aproveitou as oportunidades criadas e viu Jair, aos 47 do segundo tempo, dá a vitória ao Galo.

O placar mais elástico entre os clubes aconteceu em 2011. Com o antigo Castelão fechado para reformas visando a Copa do Mundo de 2014, que foi realizada no Brasil, o Vovô mandou suas partidas no estádio Presidente Vargas, vulgo “PVzim de açúcar”, e lá aplicou 3 a 0 sobre sobre o time de Belo Horizonte. Osvaldo, Nicácio e Boiadeiro foram os autores dos gols no baile cearense.

Nessas partidas, Lima é quem se destaca na artilharia do Vozão com dois gols. O meia, que atua de ponta, balançou as redes dos atleticanos tanto em 2020 quanto em 2021. A última vez que as equipes se enfrentaram foi no ano passado e o Ceará venceu no último minuto. Lima abriu o placar logo aos dois da etapa final e o zagueiro Gabriel empatou para o Galo. Quando parecia que o duelo estava se encaminhando para terminar em igualdade, outro zagueiro também chamado Gabriel apareceu para triunfar pelo Vovô. Com o relógio marcando 50 minutos, Vina cobrou falta na área e Lacerda mandou de cabeça para o fundo do barbante, garantindo os três pontos da equipe cearense no último lance do jogo. Ambos os gols contaram com erros do goleiro Everson, que atuou em Porangabuçu entre 2015 e 2020.

Lima marcou dois gols no Atlético-MG entre 2020 e 2021, na Arena Castelão, pela Série A. Foto: Aurélio Dados

Para o duelo desta quarta (15), ambas as equipes irão entrar com desfalques. Os donos da casa não contarão com Bruno Pacheco, expulso na última rodada, e o goleiro João Ricardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Luiz Otávio voltou a treinar normalmente, na última terça (14), e deve ser opção para Marquinhos Santos, que fará sua estreia como técnico do Vovô. Nino Paraíba retorna de suspensão. Lima e Rodrigo Lindoso treinaram separados do restante do grupo e são dúvidas. Assim, a provável escalação do Ceará é: Vinicius Machado, Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Victor Luís; Richardson, Richard Coelho e Fernando Sobral, Vina, Mendoza e Cléber.

O Galo do Turco Mohamed, que está na “corda bamba” por uma sequência de três jogos sem vencer no certame nacional e uma apresentação muito abaixo do esperado, não contará com cinco peças. Zaracho está lesionado, Sávio testou positivo para Covid-19, Allan e Jair cumprem suspensão automática e Igor Rabello foi liberado para acompanhar o nascimento de seu filho em Belo Horizonte. Os mineiros devem entrar em campo com Everson, Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Otávio, Guilherme Castilho (Calebe) e Nacho Fernández; Ademir, Keno e Hulk.

A diferença entre os clubes na tabela é de três pontos. Com 17, os mineiros estão na sétima colocação enquanto o Vovô tem 14 e é o 13º. Caso vença, o Alvinegro de Porangabuçu empata na pontuação com o Galo.

As equipes se enfrentam às 19h desta quarta (15), na Arena Castelão, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja abaixo todos os confrontos entre Ceará e Atlético-MG pelo Brasileirão dos pontos corridos em solo cearense.

Temporada 2010
26ª rodada, Castelão
Ceará 0x0 Atlético-MG

Temporada 2011
8ª rodada, estádio Presidente Vargas
Ceará 3×0 Atlético-MG
Gols: Osvaldo, Nicácio e Boiadeiro

Temporada 2018
31ª rodada, Arena Castelão
Ceará 2×1 Atlético
Gols: Juninho Quixadá e Leandro Carvalho, para o Vovô, e Cazares, para o Galo.

Temporada 2019
4ª rodada, Arena Castelão
Ceará 1×2 Atlético-MG
Gols: Ricardo Bueno, para o Vovô, e Nathan e Jair, para o Galo.

Temporada 2020
22ª rodada, Arena Castelão
Ceará 2×2 Atlético-MG
Gols: Felipe Vizeu e Lima, para o Vovô, e Keno e Eduardo Sasha, para o Galo.

Temporada 2021
6ª rodada, Arena Castelão
Ceará 2×1 Atlético-MG
Gols: Lima e Gabriel Lacerda, para o Vovô, e Gabriel, para o Galo.