De acordo com o site “Globo Esporte.com”, a FIFA divulgou nesta sexta-feira um documento para a regulamentação do futebol durante à pandemia da Covid-19. Nele, a entidade propôs uma série de medidas para as equipes dos atletas não só do Brasil, mas também para todas as ligas do mundo todo.
As principais delas envolvem com o fim da obritatoriedade dos jogadores de servirem às seleções durante as datas FIFA, a regulamentação da janela de transferências e de contratos de jogadores: muitos deles estão para terminar no dia 30 de junho, quando a temporada europeia terminaria, por exemplo.
Outra situação seria o cumprimento de contratos, para aqueles que terminam no final de junho e a entidade máxima propõe que o vínculo deve ser prorrogado até a nova data de término da temporada. A mesma medida vale para os acordos com o começo no dia 1 de julho. Nesse caso, o vínculo só se iniciaria na nova data escolhida para o início da próxima temporada.
Com relação ao pagamento de técnicos e atletas por parte dos clubes, a FIFA quer que os times e jogadores entrem em um acordo, para que ao mesmo tempo, os empregos estejam totalmente protegidos. Com isso, as novas equipes ficam saudáveis financeiramente e qualquer decisão unilateral deve ser baseada em leis nacionais.
Outra situação seria o adiamento da janela, que seria do período em que os times podem fazer suas respectivas transferências. A CBF escolhe as datas para os times brasileiros, a FA, para os britânicos e outras entidades para as equipes que o correspondem.
Por fim, com relação as datas FIFA, outro ponto importante é que o documento estabelece a não obrigatoriedade dos atletas convocados servirem as seleções nacionais durante as chamadas data FIFA.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.