Meu Vozão Ceará Sporting Club

Pelo ‘peso dos 3 pontos’, Marquinhos Santos vê Brasileirão como prioridade

Foto: Divulgação / Ceará SC

Técnico do Ceará, Marquinhos Santos sabe bem que sua equipe vai ter uma maratona de jogos difíceis pela frente. Além de já dar o ponta-pé no segundo turno do Brasileirão, que inicia neste sábado (30) contra o Palmeiras, também há as quartas de final da Sul-Americana, onde terá o São Paulo como adversário. Para o treinador, o clube tem sim condições de ir além no torneio continental, mas vê a Série A como algo a dar uma prioridade maior para evitar correr riscos.

LEIA MAIS:
Mesmo com contrato de empréstimo, Victor Luís vai poder enfrentar o Palmeiras; Entenda
VIROU NOVELA! Disputa por Guilherme Castilho entre Vovô e Cuiabá ganha mais um ‘capítulo’; Entenda

Em busca de garantir permanência pela sexta temporada seguida na elite do Campeonato Brasileiro e também poder terminar a competição numa classificação melhor que nos anos anteriores, o Ceará põe como prioridade o que é mais importante em sua temporada. Segundo o treinador Marquinhos Santos, o Vovô não vai deixar de brigar ferozmente na Sul-Americana, em que terá o São Paulo pela frente nos jogos de ida e volta das quartas. Porém, vai priorizar o Brasileirão para que não passe “sufoco” na reta final, como foi em 2018 e 2019.

“Nós temos condições de buscar (algo maior na Sul-Americana), mas não podemos abrir mão do Campeonato Brasileiro. Não podemos nos dar o luxo de buscar uma vaga entre os quatro melhores da Sul-Americana e abrir mão do Brasileiro, porque podemos pagar um preço muito alto lá na rodada 38. O peso dos três pontos é o mesmo que se tem dessa rodada para a última”, afirmou o comandante alvinegro.

Com um elenco composto por 33 atletas, onde apenas três não foram utilizados (André Luiz, Buiú e Jael) até então nesta temporada e um está se recuperando de cirurgia (Erick), o Ceará faz todo um planejamento para evitar perder peças por futuras lesões. Com jogadores de muita importância tendo um número alto de jogos em sequência, o clube estuda a possibilidade de poupar alguns nomes. Messias vem de 16 partidas seguidas como titular, Lima 12, Luiz Otávio sete, Vina e Mendoza seis, Bruno Pacheco cinco, Nino Paraíba e Richardson quatro. Richard Coelho tem uma sequência de nove jogos, mas não atuar contra o Palmeiras porque está suspenso. Alguns desses atletas, como Lima, já vêm demonstrando um maior cansaço físico.

Messias é o atleta alvinegro que vem de uma maior sequência de jogos. Foto: Divulgação / Ceará SC

Estando em duas competições importantes e tendo como objetivo ir buscar o melhor possível em ambas, o planejamento é que alguns desses nomes possam receber descanso contra o Botafogo, pela 12ª rodada, para que, devido a sequência pesada de confrontos, não venham a sofrer contusões e desfalquem em momentos de máxima importância, já que este embate entre alvinegros cearenses e alvinegros cariocas vai ser realizado três dias depois da primeira partida da Sul-Americana e quatro dias antes da segunda. Com isso, o elenco sai de São Paulo para o Rio de Janeiro e só depois retorna para casa, na capital cearense.

“Vamos durante a semana estudar os números, ver quem apresenta as melhores condições, sempre pensando no Ceará. Nesse jogo com Palmeiras e com o São Paulo, na Sul-Americana (é com força máxima). Aí sim, nesse contra o Botafogo faremos uma análise melhor e maior, pensando no segundo jogo pela Sul-Americana contra o São Paulo”, disse Marquinhos Santos.

Pensando no duelo com o Palmeiras, pela 20ª rodada do Brasileirão, o elenco iniciou as atividades na manhã da última terça (26). Confronto com o alviverde paulista será às 16h30, na Arena Castelão.