Aposentado desde o ano passado, Lucho González está muito perto de ser anunciado como o novo treinador do Ceará. Ele vinha trabalhando como auxiliar técnico do Athletico-PR e lá aproveitou para tirar a licença da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser treinador de equipe profissional. Como atleta, o argentino enfrentou o Vovô algumas vezes em sua carreira.
LEIA MAIS:
Ceará tem negociações avançadas com técnico Argentino; Saiba quem é
Torcida do Ceará vai ao aeroporto protestar em desembarque do elenco, mas leva ‘balão’; Entenda
A primeira vez que Lucho encarou o Ceará como jogador foi em 2018, na terceira fase da Copa do Brasil. No duelo de ida, na Arena da Baixada, o argentino foi reserva e não chegou a ser utilizado naquele jogou que terminou de 0 a 0. Na volta, ele entrou no segundo período. Com o resultado de 1 a 1 no tempo normal, a vaga na fase seguinte foi decidida nos pênaltis. O Furacão venceu por 6 a 5 e Lucho González converteu uma das cobranças que eliminou o Alvinegro do torneio nacional, em plena Arena Castelão, naquele ano.
Na mesma temporada, ainda como atleta do time do Sul do País, o então meia voltou a duelar com o Vovô na 18ª rodada do Brasileirão. Ele entrou aos 40 da segunda etapa e o jogou finalizou de 0 a 0 em solo cearense. No returno, pela penúltima rodada, em jogo que foi 2 a 2 e confirmou a permanência do Ceará na elite nacional para o próximo ano, foi dele o segundo gol do rubro-negro paranaense.
Em 2019, ele também entrou contra o Alvinegro pela Série A. Mas, somente uma vez. Na 17ª rodada, Lucho não saiu do banco na vitória de sua equipe sobre o time cearense. Na volta, partida em que o Vovô estava vencendo e sofreu o empate já na reta final, ele entrou nos 35 do segundo tempo e nada fez. Esta foi a última vez em que ele esteve em campo contra o clube de Porangabuçu. Isso porque no ano seguinte, quando Vovô e Athletico-PR empataram sem gols na 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, em Curitiba, o meia não foi utilizado. No returno, ele não estava entre os relacionados.
CARREIRA DE TREINADOR
Para o ex-camisa 3, caso tenha confirmado seu acerto com o Ceará, esta será sua primeira experiência como treinador. Aposentado desde maio de 2021, Lucho é o segundo argentino com mais títulos na história (29) como atleta, ficando atrás somente de Lionel Messi, craque do Paris Saint-Germain (PSG), da França.
No Athletico, único brasileiro que defendeu e equipe onde jogou entre 2016 até o ano passado, ele vinha trabalhando de auxiliar técnico. Lá, ele vinha estudando para tirar Licença Pro da CBF, ainda enquanto jogador, que é obrigatório para ser técnico de times profissionais, e também fez curso para treinador na Argentina, seu país natural.
Ainda inexperiente no ramo, apesar de vasto conhecimento do futebol como atleta e um líder de vestiário nato, a missão do ex-meia não será fácil. O Ceará está indo para o quarto treinador na temporada e vive um momento de crise. Isso porque, há nove dias sem comando técnico e contando com o apoio do auxiliar permanente Juca Antonello, o clube é o 15º colocado do Brasileirão com 26 pontos e está muito perto da zona de rebaixamento.
Se confirmada sua contratação ainda nesta terça (23), ele terá pouco tempo de trabalho para o próximo desafio do Vovô na Série A: o Athletico-PR, seu ex-clube e onde é ídolo, pela 24ª rodada. O jogo será sábado (28), às 21h, na Arena Castelão.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.