Classificadas para a Série A1 do Brasileirão Feminino e com “um pé” nas semifinais da Série A2, o Ceará vai disputar a primeira edição da Copa Maria Bonita, competição que contará oito equipes ao todo. Certame será disputado em outubro, em Recife-PE.
LEIA MAIS:
CBF divulga arbitragem para Ceará x Athletico-PR; Veja quem apita
Decisivo! Vina está atrás apenas de Scarpa em quesito importante pelo Brasileirão; veja números
Nesta quarta (25), o Globo Esporte de Pernambuco fez uma matéria pautada pelas jornalistas Camila Alves, Carol Guerra e Raiane Rodrigues sobre uma nova competição do futebol feminino que vai estrear no Brasil, a Copa Maria Bonita. Acredita-se que a competição possa abrir portas para que venha acontecer, num futuro próximo, a Copa do Nordeste Feminina.
Levando o nome em homanegam à Maria de Déa, primeira mulher cangaceira do Brasil, o torneio será disputado em Recife, capital pernambucana, entre os dois 6 e 15 de outubro. Esta será a primeira edição do certame que contará com seis clubes do Nordeste e outros dois de fora do País.
Até então, além do Vovô, Bahia, Sport-PE, Náutico-PE, CRB-AL e Botafogo-PB são os times confirmados na disputa, que será transmitida pelo Sportv. A Confederação Brasileira (CBF), Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e Conmebol ainda em negociação com as duas equipes internacionais, que não tiveram os nomes divulgados.
Ao todo, as oito equipes serão dividas em dois grupos com quatro times em cada, sendo três nordestinos e um do exterior. Os dois melhores de cada chave passam para as semifinais e medem forças para a grande final.
VERBAS
Apesar de ainda não ter sido divulgado, haverá premiação financeira no certame. Diferente de como acontece em algumas competições, onde o arrecadado não é investido no futebol feminino, a da Copa Maria Bonita é totalmente voltada para o desenvolvimento da categoria e, caso algum clube não acorde com isso, será excluído da competição.
“Nós ouvimos as informações sobre o valor das premiações ficarem com o clube, mas não serem destinadas ao futebol feminino. Na Maria Bonita vai ser diferente: está no regulamento que a verba recebida pelo clube será 100% destinada ao futebol feminino. O clube que não estiver de acordo com o regulamento não vai participar”, afirmou o diretor de competições de Federação Pernambucana, Gustavo Sampaio, durante coletiva de lançamento do certame, na última quinta (25).
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.