Uma Comissão de médicos, estuda novas medidas para a volta do futebol brasileiro, com modelos parecidos, adotados em outros países e competições. O documento deve ser aprovado no início da próxima semana.
Com o médico Jorge Pagura, Presidente da Comissão Nacional de Médicos da CBF, encabeçando a lista de orientações para os clubes e federações para a volta do calendário nacional, o dirigente juntamente com outros médicos, se reuniram nos últimos dias para estabelecer os novos protocolos médicos, após a paralisação por conta da pandemia do novo coronavírus.
Outros médicos que apoiaram a causa, foram, Rodrigo Lasmar, do Atlético-MG e da Seleção Brasileira, o infectologista Sérgio Wey, do Hospital Albert Einstein e os chefes de departamento do Flamengo, do Avaí e da Ponte Preta, Márcio Tannnure, Luís Fernando Funchal e Roberto Nishimura, respectivamente. O novo protocolo médico geral será submetido à aprovação da CBF antes de ser repassado aos clubes do país.
“Queremos algo mínimo para todos os clubes do Brasil, independentemente do poderio econômico de cada um”, disse Jorge Pagura, na última semana. Os médicos usaram protocolos já utilizados em alguns lugares do mundo, como na Alemanha, Espanha, Portugal e Japão.
Entre as medidas propostas estão: medição de temperatura antes e após as partidas e treinos, testes de coronavírus realizados regularmente, independente da presença de sintomas da doença, treinos separados, realizados em pequenos grupos, uso de instalações dos clubes e tratamento médico e de fisioterapia com uso de EPI´s e em grupos separados.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.