Meu Vozão Ceará Sporting Club

Decisão da Conmebol sobre a Sul-Americana pode beneficiar o Ceará; entenda

conmebol
Foto: Conmebol/Twitter

A Conmebol recebeu, de forma oficial, um pedido de equiparação da Copa Conmebol, disputada entre 1992 e 1999, à Copa Sul-Americana, criada em 2002 e ainda vigente. Ato pode beneficiar o Ceará no ranking de clubes da Conmebol.

LEIA MAIS:

Vozão de olho! CBF projeta exigir qualidade de gramado e estádio em regulamento no futuro; entenda

“Promissor”; Início de trabalho de Lucho González no Ceará chama atenção da imprensa argentina e brasileira

 O ofício entregue ao presidente da confederação, Alejandro Domínguez, conta com o apoio dos sete campeões. São eles: Atlético Mineiro (92 e 97), Botafogo (93), São Paulo (94), Rosario Central-ARG (95), Lanús-ARG (96), Santos (98) e Talleres-ARG (99). Segundo Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol:

“Hoje recebemos os representantes dos 7 clubes campeões da antiga Copa Conmebol. Tomamos oficialmente seu pedido de serem considerados vencedores da Conmebol Sudamericana e o levaremos para a Comissão de Clubes e Conselho. A bola não deve parar de rolar!”

Caso aconteça, o ato beneficiará 21 clubes brasileiros, sendo 5 nordestinos. O Ceará, por ter participado do torneio em 1995, teria direito a alguns pontos a mais na tabela de classificação. Na ocasião, o Vovô empatou com o Corinthians de Marcelinho Carioca em 1 a 1 no Castelão e em 2 a 2 no Pacaembu, pelas oitavas de final da competição continental. A decisão então foi feita nos pênaltis, com o Alvinegro cearense sendo derotado por 7 a 6.

Dessa forma, o time seria beneficiado com mais 4,8 pontos do ranking – com cada empate valendo 2,8 pontos. Com as recentes participações na Copa Sul-Americana, o Vozão se encontra na 107ª posição, com 228 pontos, de acordo com a classifiação de 2022 lançada pela Conmebol. A contagem é referente a temporada de 2021, o que dá margem para um crescimento ainda maior para 2023. Atualmente no nordeste apenas Bahia e Sport estão melhores colocado, em 94ª e 72ª, respectivamente. O ranking serve, também, para compor os sorteio dos principais torneios continentais de cada edição.

Segundo a Conmebol, os clubes que solicitaram a ação desejam a mesma quantidade de pontos no ranking anual de clubes, como campeões da Copa Sul-Americana. Atual pontuação não contempla apenas os títulos, mas também os vices e as semifinais, além de vitórias e empates. O título da Sula, por exemplo, vale 60 pontos, enquanto o vice vale 30.

Num sistema de pontuação não tão simples, o ranking considera o desempenho nos últimos dez anos, dando mais peso às edições mais recentes. Além disso, há o bônus de “coeficiente histórico”, com uma pontuação especial para todas as campanhas já abaixo deste recorte. No ranking atual, válido para 2022, o “coeficiente histórico” rendeu pontos de 1960 até 2011. Confira abaixo o quadro completo de pontos.