Segundo colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, o Grêmio tem 11 jogadores de seu elenco que estão com seus contratos próximos de finalizar. O Meu Vozão traz informações sobre quem são estes atletas.
LEIA MAIS:
Base do Ceará terá dois jogos valendo vaga nesta semana; Confira
Ceará inicia venda de ingressos para jogo na Arena Castelão; Veja preços e onde comprar
Este ano será diferente em relação ao fim da temporada. Normalmente os campeonatos vão até dezembro. Mas, neste ano, as disputas do Campeonato Brasileiro serão finalizadas já na segunda semana de novembro. Isto por causa devido da Copa do Mundo no Catar, que vai ser realizada entre novembro e dezembro.
Com isso, os clubes já estão de olho nas movimentações pensando na montagens de elencos, entre chegadas e saídas de atletas para temporada 2023. E o Ceará, é claro, está atento a tudo que tem ocorrido neste período.
O Grêmio, que é segundo colocado da Série B e ainda está na luta pelo acesso de volta à elite nacional, tem 11 jogadores que estão com contratos perto do fim. São eles: Diego Souza, Elkeson, Kannemann, Léo Gomes, Nicolas, Edílson, Janderson, Emerson, Rodrigo Ferreira e Phelipe Megiolaro.
Esses atletas têm vínculos com o time gaúcho até dezembro deste ano e alguns estarão na lista dos que vão deixar o clube ao fim da temporada.
Faltando seis rodadas (33ª até 38ª) para o fim da Série B, o Grêmio e os outros clubes já estão analisando o que será feito em termos de saídas e permanências de atletas para 2023.
Veja abaixo a situação de cada um.
KANNEMANN
O argentino chegou a equipe gaúcha em 2016 e desde o ano seguinte tem tido queda em números de jogos disputados a cada temporada. No ano passado foram 28 partidas do zagueiro, já nesta temporada são apenas cinco jogos por conta de lesões.
Para o duelo contra o CSA-AL, desta terça (4), o Grêmio confirmou a ausência do defensor por desgaste.
ELKESON
O atacante de 33 anos retornou ao futebol brasileiro neste ano após quase 10 temporadas defendendo o Shaghai SIPG, da China. E foi uma das contratações mais badaladas do tricolor. Mas, em campo os resultados não têm dos melhores.
Além de ter passado mais de um mês longe dos gramados devido uma lesão muscular na coxa, o atleta só balançou as redes em quatro oportunidades em 20 partidas.
LÉO GOMES
O lateral-direito certamente não vai ficar no Grêmio para 2023. Ele não vinha atuando no time principal desde 2019, quando sofreu uma grave lesão de rompimento no ligamento cruzado posterior do joelho direito jogo na volta da semifinal da Copa do Brasil.
Leonardo passou mais de mil dias sem realizar nenhuma partida pela “equipe de cima” e chegou a ser utilizado no time Sub-23 do Tricolor. Seu único jogo pelo principal do Grêmio neste ano aconteceu na derrota por 2 a 1 para o Sampaio Corrêa-MA, no último dia 30, quando atuou por 22 minutos.
RODRIGO FERREIRA
Jogador de 27 anos, o lateral-direito está na equipe com vínculo de empréstimo junto ao Mirassol-SP até o fim do ano. Nas 22 partidas realizadas até então, ele foi titular em 18.
Em seu contrato, há um cláusula que obriga o Grêmio a comprá-lo caso ele atue por 45 minutos em 25 jogos da temporada. Como ele já realizou esse feito em 19 partidas até aqui e faltam seis rodadas para o fim da Série B, ele ainda pode bater esta “meta” e ativer a cláusula.
NICOLAS
O lateral de 25 anos é um dos principais destaques da equipe na Série B. Ele vínculo de empréstimo junto ao Athletico-PR até o fim da temporada.
No entanto, no contrato não cláusula que prevê opção de compra do jogador ao fim do contrato e, desta forma, para que permaneça no time gaúcho para 2023, será preciso que a diretoria gremista entre em acordo com a do Furacão, clube detentor dos direitos econômicos de Nicolas.
JANDERSON
Atleta revelado pelo Corinthians, o atacante de 23 anos está emprestado ao Grêmio até o fim desta temporada. Mas, seu futuro já está definido e ele não vai permanecer para o ano que vem.
O jogador tem passado uma situação delicada na equipe e sofreu fraturas em duas vértebras na 27ª rodada da Série B. Desde então, ele não vem jogando e trata da contusão.
EMERSON
Prata da casa, o atacante de 23 anos fez 10 partidas nesta temporada. Cinco pela equipe Sub-23 e as outras cinco pelo time principal. O jovem até vendo sendo relacionados para jogos da Série B por Renato Gaúcho, mas não entra em campo desde a 18ª rodada. O atleta está no tricolor desde outubro de 2020 e seu contrato encerra em dezembro deste ano, mas há uma cláusula de opção para renovar por mais dois anos. Ou seja, até 2024.
PHELIPE MEGIOLARO
O goleiro de 23 anos chegou a acertar sua saída da equipe gremista em julho deste ano após acertar com o Estoril-POR, mas a equipe europeia voltou atrás e o permaneceu em solo gaúcho. Revelado pela equipe do Sul, Megiolaro não fez nenhuma partida neste ano.
EDÍLSON
O experiente lateral-direito de 36 anos está na turma dos “medalhões” da equipe. Ele chegou ao time em março deste ano e está em sua quarta passagem pelo clube. Desde que chegou ao Grêmio, já para disputar a Série B, ele realizou 11 jogos.
DIEGO SOUZA
Vestindo a camisa tricolor pela terceira temporada seguida, o atacante vive fase de artilheiro. Em 2020 foram 28 gols, no ano passado 24 e nesta temporada são 17 até então.
Um dos nomes mais fortes do elenco, seu vínculo encerra em dezembro, mas deve ser renovado.
E aí, torcedor do Vozão, algum desses nomes daria certo em Porangabuçu?
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.