Meu Vozão Ceará Sporting Club

FIFA pode aumentar o número de substituições durante os jogos; veja quanto

fcf clássico-rei fifa
Foto: Divulgação

Com a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, a FIFA planeja algumas mudanças nas regras das partidas. Uma proposta que vem ganhando força, é o aumento das substituições para 5. Hoje em dia, cada time pode substituir apenas 3 vezes, dependendo da competição, os times podem ter uma substituição bônus na prorrogação.

Essa proposta não é definitiva e pode ser adotada primeiro temporariamente. A teoria para a mudança ser concretizada é que com o calendário cheio, devido a grande quantidade de partidas, por causa do coronavírus, o risco das lesões é maior. Além disso, cada equipe poderia solicitar um pequeno intervalo por três vezes durante as partidas, além do intervalo entre o primeiro e segundo tempo. Caso os times disputem a prorrogação, cada time teria direito a mais uma substituição.

A decisão ainda precisa ser aprovada pela International Footbal Association Board (IFAB), órgão que regulamenta as regras do futebol mundial. Além da autorização da IFAB, cabe aos organizadores de cada competição implementar a nova regra, no caso do Campeonato Brasileiro, caberia a CBF determinar a nova regra.

A ideia de aumentar o número de substituições vem sendo discutido há algum tempo. A partir da próxima temporada, o Campeonato de Base do Futebol Holandês serviria como teste para as novas regras implementadas pela FIFA com parceria com a IFAB, incluindo o aumento do número de substituições de 3 para 5, com a possibilidade de uma substituição extra na prorrogação.