Um dia após o término da Série A do Campeonato Brasileiro, as reformas na Arena Castelão foram iniciadas, nesta segunda-feira (13). Estádio que mais recebeu jogos da temporada, o Castelão terá 100% da grama trocada e a previsão de entrega é até o dia 15 de fevereiro de 2023.
LEIA MAIS:
Eleições para nova gestão do Conselho Deliberativo do Ceará têm data marcada; Confira detalhes
Filhos de ídolos do Ceará participam de título Estadual nas categorias de base do Vovô; Confira
Estádio que mais recebeu partidas oficiais em 2022, total de 73, e alvo de várias críticas devido ao estado do gramado, a Arena Castelão já está passando por reformas. Governadora do Estado, Izolda Cela divulgou as imagens do início do processo da retira da grama, que será trocada 100% por uma grama nova. Apesar de ser interesse de muitos que fosse um campo com, pelo menos, 50% de grama sintética, o Meu Vozão apurou que o campo continuará com gramado feito por grama completamente natural.
Segundo divulgado pela Governadora, a previsão de entrega é entre 60 e 90 dias. Ou seja, com prazo para até a segunda semana de fevereiro do próximo ano, data em que os times cearenses já estarão disputando algumas competições, uma delas o Estadual.
A previsão da retirada completa da grama antiga é de que seja entre 5 e 12 de dezembro. Após isso, será realizado o trabalho para drenagem e irrigação do local. Caso não haja salvação, tudo será trocado. O novo material para a grama será colocado entre 25 e 30 de dezembro. Após isso, haverá um prazo de 60 dias para entrega da nova grama da Arena Castelão.
Segundo revelado por Quintino Vieira, superintendente de obras públicas, o planejamento é que haja um trabalho mais desenvolvido para cuidados com a nova grama que será colocada para que, no decorrer da temporada 2023, o local não sofra com tantos desgastes, como mais adubagem e utilização dos refletores do estádio no período noturno para ajudar na fotossíntese.
“Nós vamos tirar todo esse material, a previsão é de 5 a 12 de dezembro. Tirar com cuidado pra salvar drenagem, irrigação, tudo. Se não der, troca tudo. Vamos começar a recolocar todo o material novo para dentro, de 25 a 30 de dezembro. Aí vamos precisar de 60 dias. A grama seria tapete, já estudando com os agrônomos, foi dada a ideia de ser plantada a muda. Então, vai ser a grama 100% nova. Precisa de um maior tratamento, cuidado, mais adubo, mais técnico em cima. Para a fotossíntese ser mais rápida, os refletores vão passar a noite abertos. Para ver se até o comecinho da segunda quinzena de fevereiro, a gente libera o Castelão para jogos. Vai ser apertado. Jogos do Campeonato Cearense, a maioria terá de ser no PV ou em outros locais. Estaremos nessa troca da grama e que seja uma grama de qualidade”, disse Quintino Vieira ao Diário do Nordeste.
As obras serão feitas pela empresa Campanelli Gramados Esportiva, mesmo que é responsável pelo gramado do estádio Mineirão, de Belo Horizonte-MG, e custarão R$1,95 milhão aos cofres públicos.
Enquanto as reformas no gramado da Arena Castelão não estiveram prontas, os principais jogos do Campeonato Cearense 2023 devem ocorrer no estádio Presidente Vargas. A competição terá início em 15 de janeiro.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.