Passando por um processo de reformulação, o Ceará tem uma importante missão a ser cumprida antes do início da pré-temporada: decidir qual será o treinador para 2023. Embora tenha sido efetivado na reta final do Brasileirão, Juca Antonello não deve seguir como comandante da equipe principal. Diante deste cenário, o Meu Vozão separou algumas opções de técnicos no mercado nacional que estão sem clube no mercado da bola. Confira:
LEIA MAIS:
Ceará tem interesse em executivo de futebol do Criciúma-SC, diz jornalista; conheça histórico
Artilheiros do Ceará estão na ‘lista de Rogério Ceni’ para reforçar o São Paulo; Confira
Enderson Moreira
Maior campeão da Série B com três títulos (Goiás, 2012; América-MG, 2017; Botafogo, 2021), Enderson Moreira é um velho conhecido do futebol cearense. O comandante treinou o Ceará em duas oportunidades: 2019 e 2020. Além do Alvinegro de Porangabuçu, o profissional também trabalhou no Fortaleza na reta final da Série A de 2020 e no início de 2021.
Enderson está livre no mercado desde o começo de outubro, quando foi demitido do Bahia restando seis rodadas para o fim da Série B — o Esquadrão confirmou o acesso posteriormente. A Segundona, inclusive, é um dos grandes trunfos da carreira do treinador, que acumula diversas boas campanhas na competição. Em 2021, conquistou o título com o Botafogo.
Eduardo Barroca
Embora jovem — 40 anos —, Eduardo Barroca tem sido um nome frequente em clubes brasileiros nas últimas temporadas. Seu início no profissional foi em 2019, com o Botafogo. Seus trabalhos subsequentes aconteceram no Atlético-GO (2019), Coritiba (2020), Vitória (2020), Botafogo (2020) e Atlético-GO (2021).
Em 2022, o treinador esteve à frente do Avaí e finalizou a temporada no Bahia, sendo responsável por comandar o Tricolor nos últimos seis jogos da Série B. Na última rodada, diante da confirmação do acesso do Esquadrão, Barroca anunciou que não permaneceria no clube para 2023, tornando-se opção no mercado.
Lisca
Lisca não é nenhum desconhecido em Porangabuçu. Sob alcunha de “Lisca Doido”, o treinador possui um busto em sua homenagem na sede do Vovô pelos feitos conquistados em 2015, quando ajudou o Alvinegro a escapar da Série C, e 2018, quando protagonizou uma nova campanha de recuperação e livrou o clube da Série B.
O técnico, entretanto, não tem feito bons trabalhos ultimamente. Em 2021 e 2022, passou pelo Vasco (Série B), Sport (Série B), Santos (Série A) e Avaí (Série A), que foi seu último trabalho. O melhor momento de Lisca no recorte recente foi no América-MG em 2020, quando conquistou o vice-campeonato da Segundona e chegou até à semifinal da Copa do Brasil.
Roger Machado
O treinador teve uma experiência recente na Série B e participou diretamente do acesso do Grêmio para a elite nacional nesta temporada. Embora tenha sido demitido durante a Segundona pelo clube gaúcho, o comandante esteve na beira do gramado com o Imortal por 27 jogos no torneio.
Além do Grêmio, treinou também outros clubes grandes do futebol brasileiro, como Palmeiras, Atlético-MG, Fluminense e Bahia. Como característica, Roger Machado prefere iniciar trabalhos no começo do ano e não costuma aceitar propostas em meio de temporada.
Jair Ventura
Apesar da boa temporada com o Goiás no Brasileirão, pelo qual conquistou vaga na Copa Sul-Americana — o objetivo inicial era escapar do rebaixamento —, Jair Ventura não seguirá no Esmeraldino em 2023. Após o término da competição, o comandante alegou que não houve acordo financeiro e, por isso, sua permanência não aconteceria.
Maurício Barbieri
Componente da safra de novos treinadores brasileiros, Barbieri encerrou sua passagem no RB Bragantino após três temporadas consecutivas (2020, 2021 e 2022). O profissional, inclusive, era o treinador mais longevo do Brasileirão antes de ser demitido após o 6 a 0 sofrido diante do Fortaleza, na Arena Castelão.
Pelo RB Bragantino, chegou à final da Copa Sul-Americana de 2021, mas acabou derrotado pelo Athletico-PR por 1 a 0. No mesmo ano, finalizou a Série A na sexta colocação e garantiu vaga na fase de grupos da Copa Libertadores.
Outros treinadores livres no mercado:
- Alberto Valentim (último trabalho: CSA-AL)
- Eduardo Baptista (último trabalho: Atlético-GO)
- Claudinei Oliveira (último trabalho: Sport-PE)
- Claudio Tencati (último trabalho: Criciúma-SC)
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.