Há 50 anos, o Ceará enfrentava e envia o time do maior jogador de futebol de todos os tempos, o Rei Pelé. Na época, era um evento importante, pois o camisa 10 estava completando mil jogos com a camisa do Santos. Na partida, que aconteceu no estádio Presidente Vargas, o Vovô venceu o Peixe por 2 a 1. O duelo foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 1972.
LEIA MAIS:
Promessa da base Ceará casa aos 18 anos; Veja imagens
Reforma! Confira andamento das obras da Arena Castelão e veja imagens
Num dia como hoje, em 3 de dezembro de 1972, o Alvinegro de Porangabuçu entrava em campo para encarar o time da Vila Belmiro, que tinha como camisa 10 ninguém menos que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Diante de 35.752 presentes nas arquibancadas do PV, o Vovô levou a melhor.
Comandado pelo então treinador Ivonísio Mosca, o Ceará entrou formado por Hélio, Paulo Tavares, Odélio, Mário Calixto e Soldado Dimas Filgueiras; Edmar e Joãzinho; Nado, Jorge Costa, que é segundo maior artilheiro de todos os tempos do Alvinegro na Série A, Samuel e Da Costa, o Vovô mediu forças com o Peixe que tinha Joel Mendes, Turcão, Paulo Altivo e Murias; Léo Oliveira e Pitico; Roberto Carlos, Afonsinho, Pelé e Ferreira. O técnico do peixe era Pepe.
No jogo, que era o milésimo de Pelé com a camisa do Santos, o camisa 10 abriu o marcador para os visitantes aos 11 do primeiro tempo. Na arquibancada, foi uma explosão de emoções. Isso porque, ali o jogador que, com 32 anos e antes mesmo de se aposentar, já era considerado o maior de todos os tempos.
Mas, no segundo tempo, os ídolos do Vovô Samuel, aos 17, e Da Costa, aos 30, marcaram a virada. Esta foi a primeira vitória de uma equipe cearense sobre o time de Pelé.
O Rei do Futebol nunca venceu o Alvinegro de Porangabuçu. Em três jogos, ele marcou seis vezes e sua equipe sofreu duas derrotas e empatou em uma oportunidade.
Pelé está enfrentando um câncer desde 2021 e foi diagnosticado com metástases no intestino, fígado e pulmão no início deste ano. Aos 82 anos, o Rei deixou de responder à quimioterapia e sob cuidados paliativos exclusivos. Ele está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a última terça-feira (29).
Veja abaixo imagens de lembranças da vitória do Ceará sobre o Santos de Pelé em 1972.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.