Oito anos após sua inauguração, a Arena Castelão, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014, sofre com alguns problemas estruturais tanto em seu interior quanto nos aredores do equipamento esportivo. Segundo reportagem do G1, moradores e comerciantes próximos do estádio reconhecem algumas melhorias, mas também citam problemas sem solução como ruas sem asfalto ou sem saneamento básico e falta de segurança.
LEIA MAIS:
Ceará negocia com atacante de clube do Grupo City, diz jornalista; Saiba mais
Uma semana após demissão, ex-Ceará é anunciado como novo técnico de equipe do Sul; Confira
TERIAM ESPAÇO NO VOVÔ? Equipe que vai disputar Série A 2023 divulga lista de dispensas; Confira
Manutenção da Arena Castelão
A Arena Castelão sediou seis jogos da Copa no Brasil, dois deles da seleção brasileira. Com o fim do mundial, o maior palco do futebol cearense, com capacidade para até 63 mil pessoas, continua a receber partidas tanto de torneios locais, regionais, nacionais e internacionais, como Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa Sul-Americana e da Taça Libertadores da América.
Na temporada 2022, a Arena Castelão foi o estádio brasileiro com maior agenda de jogos oficiais. Foram 73 jogos oficiais, à frente de Maracanã (Rio de Janeiro) e Mineirão (Belo Horizonte), que tiveram 65 partidas cada. Uma média de uma partida a cada cinco dias. O que desgastou a estrutura do estádio, que hoje passa por uma reforma no gramado prevista para terminar em Janeiro.
A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) informou que realiza manutenções periódicas na Arena Castelão, como troca de cadeiras danificadas pós-jogo, manutenção do sistema a vácuo, manutenção dos geradores, troca de iluminação convencional, troca do gramado, manutenção em postas, manutenção em piso, entre outros.
Sobre o uso do Centro de Formação Olímpica (CFO) pela comunidade, a Sejuv afirmou que o acesso às atividades se dá por meio de edital público lançado frequentemente em seu site e nas redes sociais, ou ainda por inscrição direta nos canais de comunicação dos parceiros do CFO.
Falta de Infraestrutura nos arredores
Do lado de fora, a situação não é tão distante. Algumas ruas do entorno do estádio seguem com problemas quase uma década depois da inauguração da nova Arena Castelão. Como foi apurado pela reportagem do G1, muitas ruas nos aredores da estrutura não possuem asfalto e muito menos saneamento básico. A insegurança foi outro problema relatado. Segundo os moradores, eles são constantemente vítimas de assalto ao sair para o trabalho pela manhã.
Sobre a segurança, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que o patrulhamento no entorno da Arena Castelão é realizado 24h por dia pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG), Força Tática (FT) e por postos de policiamento a pé do 6º Batalhão Policial Militar (6ºBPM). Denúncias que possam levar à captura de suspeitos na região podem ser feitas pela população por meio do telefone 190 ou 181.
Uma das ruas visitadas pela reportegem foi a Rua Paulo Façanha, separada da Arena Castelão apenas por uma avenida: a Alberto Craveiro. A rua é um exemplo de que a tão esperada mudança, pelo menos para esses moradores, ainda não chegou. Enfeitada com bandeirinhas do Brasil, pinturas no chão de cimento e nos muros, o logradouro onde há 25 anos vive o motorista de aplicativo Adriano Mota parece ter sido esquecido, na opinião do morador.
“A mudança boa que teve para nós de 2014 para cá foi o alargamento da Avenida Alberto Craveiro (principal via que dá acesso ao Castelão), mas na rua aqui não tem saneamento. Durante as obras da Copa vieram algumas pessoas ver umas rachaduras que apareceram nas casas, tiraram fotos, mas em prol da Rua Paulo Façanha não tem nenhum benefício”, desabafa o jovem
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.