A novela se estendeu, mas teve um fim: Jean Carlos é, oficialmente, novo jogador do Ceará. O meia chega em definitivo e firma vínculo com a equipe cearense até o fim de 2024. Após três temporadas e meia, o camisa 10 se despede do Náutico, onde viveu seu melhor momento na carreira. O jogador se apresentará com o elenco na próxima sexta-feira (16), para iniciar a pré-temporada.
LEIA MAIS:
Ceará está próximo de contratar maestro de equipe nordestina; entenda
REVIRAVOLTA! Ex-treinador do Ceará define seu futuro após um ‘vai e vem’ entre clube
Campeão da Série C 2019 e bicampeão pernambucano, em 2020 e 2021, Jean Carlos, de 30 anos, disputou 151 partidas pelo Náutico, com 36 gols e 25 assistências. Após o rebaixamento dos pernambucanos para a Série C, a diretoria do Timbu já havia sinalizado a dificuldade em manter o camisa 10. Com um salário considerado alto para a nova realidade, a saída de Jean era questão de tempo. O meia, inclusive, sequer se reapresentou com o elenco alvirrubro na pré-temporada.
Dessa forma, Jean chega como a quarta contratação do Ceará na temporada. De olho no mercado, o Alvinegro de Porangabuçu já havia anunciado o retorno do zagueiro Thiago Pagnussat, o meia Athur Rezende e o volante Caíque. O Ceará não divulgou os valores da compensação financeira feita ao Náutico para contar com Jean Carlos. O meia assinou com o Vozão até o fim de 2024.
Como Jean Carlos pode ajudar o Ceará
Apesar de ser um dos destaques da equipe pernambucana, o meia não conseguiu evitar o rebaixamento para a Série C, e terminou a Segundona com três gols e três assistências em 29 partidas. Em 2022, o camisa 10 participou de 46 jogos, marcando oito tentos e dando cinco passes para gol.
Titular absoluto e principal nome da equipe nos três últimos anos, o meia soma números de destaque: 13 gols e 8 assistências em 49 partidas em 2020; 13 tentos e 12 passes para os companheiros em 45 jogos em 2021. AInda pelo clube, foi bicampeão pernambucano e campeão da Série C.
Jean Carlos é um camisa 10 classíco que gosta bastante de buscar jogo. Se destacou bastante com o treinador Hélio dos Anjos em 2021, ano que o alvirrubro liderou a Série B por quase metade do campeonato. Além disso, por ser canhoto, o meia gosta de atacar os espaços do centro pra esquerda do campo.
Jean tem uma boa capacidade de infiltração e de pisar na grande área para marcar ou distribuir passes para gol. Foi assim que marcou muitos dos seus gols pelo Timbu. Destaque para a sua visão de jogo e busca sempre por espaços para dar o melhor passe. Outro destaque é sua boa finalização de média e longa distância.
Nas bolas paradas, o atleta possui uma ótima cobrança de falta, o que já gerou alguns belos gols pelo Timbu. Jean também foi uma arma importante nas cobranças de escanteio com o pé trocado (cobrança na direita e cobrador canhoto), dificultando a saída do goleiro e gerando muito perigo aos adversários.
Sendo assim, com bons passes, gols e boas tomadas de decisão, Jean Carlos pode ser uma peça fundamental para o esquema do técnico Gustavo Morínigo. Contratado para 2023, o treinador iniciará os trabalhos na próxima sexta-feira (16), na apresentação do elenco para a pré-temporada.
Expectativa do Clube
Albeci Júnior, diretor de futebol do Ceará, salientou que a negociação não foi simples, uma vez que Jean Carlos era pretendido por diversas equipes, mas que o esforço valerá a pena, devido às características do novo contratado alvinegro.
“Jean é um jogador que já estávamos monitorando. Um jogador que pensa o jogo, trabalha muito bem na armação das jogadas, tem um bom chute de média distância e uma boa bola parada. Acreditamos ser um jogador que vai nos ajudar bastante. Foi uma negociação difícil, pois tínhamos concorrência, mas conseguimos chegar a um acordo tanto com o clube, quanto com o atleta”, pontuou.
Histórico de carreira
Jean Carlos, 30 anos, fez sua categoria de base no Palmeiras. Em 2013, teve a primeira experiência profissional vestindo a camisa do São Bernardo, clube em que jogou pelas três temporadas seguintes. Depois ainda defendeu equipes como Vila Nova, São Paulo, Goiás, Novorizontino, Coritiba e Mirassol antes de chegar ao Timbu em 2019.
Nos Aflitos, Jean Carlos pôde retomar a carreira após três meses sem atuar em uma partida oficial. Também foi a equipe em que teve o maior destaque de sua carreira. Conquistou o título nacional de Série C 2019 e dois Campeonatos Pernambucanos. Em quatro temporadas, foram 151 jogos, 36 gols e 25 assistências.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.