Nas últimas semanas, a discussão sobre um possível retorno do futebol em meio à pandemia pela Covid-19 ganhou forças no Governo Federal e também na CBF. Além de ter o apoio do presidente Jair Bolsonaro e do Ministério da Saúde, que já deixaram claro que são favoráveis à volta das atividades, clubes e federações começaram a tentar agilizar o processo.
No entanto, segundo o jornalista Andrei Kampff, do UOL Esporte, deixou claro que a situação dos árbitros poderão ficar em situação delicada. Isso porque, diferente dos atletas que é um empregado do clube e detém um Contrato Especial de Trabalho Desportivo, o juíz de futebol não tem vínculo empregáticio com as entidades que organizam os eventos esportivos.
O jornalista mostrou que, caso algum atleta seja contaminado pelo covid-19, os times poderão ser acionados pelos jogadores judicialmente. Já os árbitros não têm a quem recorrer nessa situação, conforme mostrou o jornalista Andrei Kampff em seu blog no UOL Esporte.
Andrei fez questão de ouvir a opinião de alguns advogados que fala sobre o atual cenário, um deles foi o especialista em direito esportivo, Filipe Souza: “por ser considerado um profissional autônomo, o árbitro que se sentir inseguro para trabalhar pode se negar a aceitar a escala“, destacou ao ser questionado sobre o assunto.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.