Marcada para acontecer nesta quinta-feira (15), a eleição do Ceará Deliberativo do Ceará foi suspensão, na última quarta-feira (14), por decisão do Poder Judiciário do Estado do Ceará. Mas, até chegar em uma situação em que a justiça precisou se “envolver”, algumas coisas aconteceram.
Há um mês, o Vovô divulgou data e formato que as votações iriam acontecer: nesta quinta (15), na sede do clube e de forma presencial, como ocorreu nos anos anteriores de eleições. Mas, devido aos protestos marcados para acontecer neste dia, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), enviou um documento sugerindo que o sistema de votação fosse híbrido. Ou seja, o conselheiro apto para votar pudesse escolher entre o formato online ou presencial.
O clube, inclusive, chegou a lançar uma nota oficial afirmando que iria seguir essa sugestão do MP, que tinha como objetivo preservar a segurança de todos.
Mas, na última segunda (12), Danilo Ferreira, Vereador e candidato à presidência do Conselho Deliberativo pela chapa “Conselho de Todos”, oposição à atual diretoria executiva, entrou com pedido na Justiça para que as eleições fossem suspensas. E, dentre os motivos para isso, é que além do formato híbrido ser desconforme com o Estatuto do Torcedor do Ceará e com o editorial eleitoral, a Comissão Eleitoral não havia divulgado, em tempo hábil, os contatos dos conselhos aptos para votar.
Na última quarta (14), a 34ª Vara Cível da Comarca de Fortaleza, do Poder Judiciário do Estado do Ceará, concedeu a solicitação da chapa adversária e suspendeu o pleito. Em documento oficial, o juiz Tacio Gurgel Barreto ordenou que as eleições fossem adiadas, publicação do edital com uma nova data do pleito com 30 dias de antecedência, divulgação da lista completa com dados dos associados aptos para votar.
Ainda na noite da quarta (14), em nota publicada no site oficial do clube, o Odésio Aguiar, presidente da Comissão Eleitoral do Ceará, comunicou que o clube atacaria da decisão da Justiça.
A nova data da eleição para a nova gestão do Conselho Deliberativo do Vovô para 2023-2026, que poderá ocorrer de maneira híbrida, ainda será divulgada pelo clube.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.