Meu Vozão Ceará Sporting Club

Ceará e outros 25 clubes dão importante passo para criação da Liga Forte Futebol; Entenda

Ceará
Foto: Divulgação / LFF

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última quarta-feira (21), na sede do Fluminense-RJ, os 26 clubes que compõem o grupo Liga Forte Futebol do Brasil (LFF), que tem o Ceará como membro, aprovou a proposta inicial do fundo de garantia do grupo americano XP Investimentos.

Entendendo que é a melhor proposta, tanto de maneira individual quanto geral para os clubes, os filiados da Liga aprovaram de forma unânime. Agora, é esperado que a conclusão da negociação seja finalizada em até 90 dias. Na reunião, o ABC-RN teve sua adesão oficializada na LFF, que contando com a equipe potiguar, soma 26 membros.

João Paulo, diretor financeiro do Ceará (primeiro da direita para esquerda na fila de baixo), foi como representante do Vovô. Foto: Divulgação / LFF

A briga entre Liga Forte Futebol e Libra é devido à desigualdade na divisão de verbas, algo que já ocorre agora. E a LFF reúne forças para equiparar as cotas entre os clubes para que todos possam evolução sem uma grande disparidade financeira. Além de Ceará, ABC-RN, Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Atlético-GO, Avaí-SC, Brusque-SC, Chapecoense-SC, Coritiba-PR, Criciúma-SC, CRB-AL, CSA-AL, Cuiabá-MT, Figueirense-SC, Fluminense-RJ, Fortaleza, Goiás, Internacional-RS, Juventude-RS, Londrina-PR, Náutico-PE, Operário-PR, Sport-PE, Vila Nova-GO e Tombense-MG também compõem a entidade.

Em nota oficial divulgada, a LFF disse que “A Liga Forte Futebol (LFF) aprovou, por unanimidade, em Assembleia Geral Extraordinária, com a presença de todos os clubes filiados, a proposta de um fundo de investimentos, apresentada pela XP Investimentos. Essa proposta aprovada é válida para os clubes da LFF de forma independente e também para uma eventual liga única de 40 clubes. A expectativa da LFF é de conclusão de toda a negociação de investimento em até 90 dia”.

ENTENDA O INVESTIMENTO

A porposta inicial, que foi aprovada por unanimidade, é de aquisição para direitos do bloco. Segundo representantes dos clubes que estiveram na reunião no Rio de Janeiro, na última quarta (21), financeiramente foi a melhor proposta recebida pela entidade, pelo aspecto financeiro e também sobre divisão de receitas.

Segundo divulgado pelo Globo Esporte, a empresa americana tem de capital 1,3 bilhão de dólares e a garantia de seus investidores é de pelo menos 900 milhões de dólares de investimento na LFF.

Vale ressaltar que a conclusão dos negócios deve acontecer em até 90 dias e, durante este período, a Liga pode seguir negociando com outros grupos, caso tenha interesse. Mas, a prioridade é da XP Investimento que teve sua proposta inicial aprovada.