Meu Vozão Ceará Sporting Club

“Os piores”; Lisca Doido ‘puxa fila’ e ex-técnicos do Ceará são ‘detonados’ por jogadores

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Com os trabalhos feitos à frente das equipe da Série A do futebol brasileiro em 2022, as pessoas estão sempre elegendo os melhores e os piores, de acordo com seus desempenhos. Chamada de “Pesquisão 2023“, o site da Uol Esportes convidou 26 jogadores para que pudessem escolher os treinadores das equipes que mais se destacaram positiva e negativamente. Os atletas não tiveram seus nomes divulgados, para evitar constrangimentos e desavenças. Mas, uma coisa chama atenção: dentre os que foram “detonados” sendo eleitos como os “piores de 2022”, cinco são ex-treinadores do Ceará.

Treinador que já passou pelo Ceará e fez história, Lisca Doido foi eleito o pior de todos com 25% dos votos. Eduardo Baptista e Juca Antonello, ex-auxiliar permanente do Ceará que comandou o time na reta final da Série A após demissão de Lucho González, ficaram em segundo no ranking negativo, com 12% dos votos.

Marquinhos Santos (de máscara) e Juca Antonello quando trabalham juntos pelo Ceará. Foto: Thiago Gadelha / SVM

Logo em seguida, aparecem ainda, com 6% dos votos, Cuca, Umberto Louzer, Paulo Sousa, Pintado, Jorginho, Guto Ferreira, Marquinhos Santos e Lucho González. O detalhe é que os quatro últimos citados também são ex-técnicos do Alvinegro de Porangabuçu.

Marquinhos Santos assumiu quando Dorival Júnior trocou a equipe cearense pelo Flamengo. Depois da demissão de Marquinhos, que acontece após derrota num Clássico-Rei, Lucho foi anunciado como seu substituto. Mas, sucumbiu à má campanha e também foi demitido, deixando o “abacaxi” nas mãos de Juca Antonello, que era auxiliar permanente do clube e agora está como treinador da equipe Sub-20 do Internacional-RS.

Já Jorginho, foi treinador do Ceará em apenas três partida. Isso aconteceu no Campeonanto Brasileiro de 2018. Guto Ferreira teve uma boa passagem pelo clube entre 2020, ano em que conquistou a Copa do Nordeste de forma invicta, e 2021, quando saiu após ter uma sequência negativa de 10 jogos sem vencer no Brasileirão.

Por outro lado, Dorival Júnior, que foi o segundo treinador do Ceará na temporada, ficou no Top-2 de melhores técnicos do futebol brasileiro em 2022, com 25% dos votos. Apenas o palmeirense Abel Ferreira ficou à frente dele, na liderança com 50%.