Meu Vozão Ceará Sporting Club

CBF muda critérios de classificação da Copa do Brasil 2024 e Ceará pode ser diretamente afetado

Foto: Divulgação / Ceará SC

Visando dar mais autonomia às federações, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou, na última segunda (26), o regulamento da Copa do Brasil de 2023 e com mudanças nos critérios de classificação para a edição de 2024.

Para a disputa da próxima, 10 equipes se classificaram via o Ranking Nacional de Clubes. Entre esses times, um é o Ceará. Mas, para 2024 isso vai mudar pois o ranking que vai ser utilizado como critério para classificação para o certame nacional vai ser o de cada federação, definindo quantass vagas cada uma vai “distribuir” nas competições estaduais.

Dos 90 times irão disputar a Copa Brasil de 2024, 80 clubes terão vagas através de classificações estaduais. As 12 restantes ficarão com os times que vão disputar Libertadores, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B 2023. Esses entram apenas na terceira fase da competição.

CBF muda critérios para classificação para Copa do Brasil 2024.

COMO ISSO AFETA O CEARÁ?

Vindo de quatro anos sem saber o que é soltar o grito de “é campeão” no Estadual, o Ceará não pode vacilar, como fez nesta temporada quando caiu nas quartas eliminado pelo Iguatu. Isso porque, para que possa garantir sua vaga na Copa do Brasil 2024, o Vovô não tem como obrigação levantar a taça do primeiro lugar. Mas, vai precisar de, no mínimo, chegar à final do Cearense 2023.

Com a mudança nos critérios de classificação do certame dando autonomia às federações, o Estado do Ceará vai ter direito a três vagas apenas. Deste modo, apenas campeão e vice do Estadual garantem vaga direta para o torneio da temporada seguinte.

Já a terceira vaga, a tendência é que fique com o campeão da Taça Fares Lopes, torneio cearense que já garante vaga para a Copa do Brasil há alguns anos.