Na noite de ontem (2), o torcedor do Ceará foi surprendido com a ida do goleiro João Ricardo para o Fortaleza. Além dele, o lateral Bruno Pacheco também foi outro que trocou Porngabuçu para jogar pelo ríval em 2023. Apesar do espanto com os anuncios, essa movimentação é comum e vários jogadores já passaram por ambos os clubes.
Sempre surpreendentes, as trocas de times envolvendo jogadores de Ceará e Fortaleza são lembradas por muitos anos. Mas se engana quem pensa que esse tipo de movimentação é rara no futebol alencarino. Por conta disso, nós do Meu Vozão decidimos relembrar algumas das principais “viradas de casaca” de jogadores que deixaram o clube para atuar pelo lado tricolor da cidade.
ZÉ EDUARDO
Zé Eduardo ou “Super Zé” defendeu as cores alvinegras por nove anos e conquinstou seis títulos pelo clube. O período mais marcante de Zé Eduardo no Ceará, para a grande maioria dos torcedores, foi o do tetracampeonato concretizado nos anos de 1975, 1976, 1977 e 1978. Ele ainda acabaria sendo bicampeão cearense em 1980/1981, coroando o trabalho realizado no clube que o consagrou.
Zé Eduardo sempre foi tão querido em Porangabuçu, que em 1983 acabou sendo levado para o Fortaleza, numa transação secreta feita pelos dirigentes da época. A torcida do Vovô, em vez de ficar com raiva do craque, pichou os muros de Carlos de Alencar Pinto, desgostosa com a diretoria.
BERGSON
Sem espaço no Ceará, Bérgson foi liberado para assinar com a Ponte Preta. Mas um dia depois aportou no Pici, para reforçar o Fortaleza. No Brasileiro, já marcou seis gols em 10 partidas disputadas. Após deixar o ríval, o atacante foi atuar no futebol tailandês, onde faz história e figura entre os maiores goleadores do mundo na temporada 2022.
JUNINHO
Juninho chegou ao Ceará após passagem vitoriosa pelo Bahia. No entanto, criticado no Alvinegro e com problemas com o treinador Enderson Moreira, o volante foi liberado pelo Ceará para o vestir a camisa tricolor. O atleta foi um pedido de Rogério Ceni. Desde o primeiro jogo, o volante assumiu a titularidade e não saiu mais do elenco leonino.
GERALDO
Ídolo do acesso e das campanhas do Ceará na 1ª divisão, Geraldo rompeu com o Ceará e, em poucos meses, era apresentado no Pici com direito a trancinhas tricolores em 2012. O fato gerou revolta da torcida alvinegra até os dias de hoje.
LUIZ CARLOS
Revelação nas categorias de base do Vozão em 2008, Luiz Carlos (Imperador) se destacou marcando vários gols na Série B do Brasileiro e depois foi vendido para o Internacional. Em 2009, foi apresentado pelo Fortaleza após polêmica que dizia que o jogador teria pisado em uma bandeira do clube rival. Porém, o jogador nunca admitiu ter feito tal ação.
Além desses, vários outros jogadores jogaram por ambos os clubes: Ederson, Boiadeiro, Erivélton, Vavá, Anselmo, dentre muitos outros!
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.