O Ceará encontrou um trio de ataque titular no início da temporada de 2023, com grandes atuações de Erick, Vitor Gabriel e Janderson. Quando iniciaram os jogos juntos, o desempenho alvinegro é de quase 100%. No entanto, quando pelo menos um dos jogadores não está no plantel titular, o rendimento do Vovô cai pela metade.
Na última quarta-feira (8), pela Copa do Nordeste, o time poupou seus titulares diante do Vitória-BA e acabou derrotado por 2 a 0. Essa foi a segunda derrota da equipe na temporada. Sendo também a segunda partida em que não balançou as redes. A derrota e a falta de gols refletem o baixo rendimento dos reservas do setor ofensivo do Vozão até o momento.
Enquanto Erick, Janderson e Vitor Gabriel vivem boa fase e conduzem o bom momento do Ceará, somando 12 gols juntos, os seus substitutos não têm conseguido manter o mesmo nível de atuação quando exigidos.
O rendimento do ataque parece estar intimamente relacionado ao aproveitamento geral do clube. Nos jogos em que Erick, Janderson e Vitor Gabriel foram titulares juntos, o aproveitamento foi de quase 100%. Já quando algum atacante considerado reserva foi escalado no time titular, o aproveitamento cai quase pela metade (58,3%).
ATAQUE TITULAR X RESERVA DO CEARÁ
ATAQUE TITULAR
- Erick: 11 jogos e 5 gols
- Vitor Gabriel: 11 jogos e 4 gols
- Janderson: 12 jogos e 3 gols
TOTAL: 12 GOLS
ATAQUE RESERVA
- Hygor Cléber: 7 jogos e 0 gols
- Leandro Carvalho: 1 jogo e 0 gols
- Álvaro: 1 jogo e 0 gols
- Luvannor: 11 jogos e 2 gols
- Caio Rafael: 2 jogos e 0 gols
- Chay: 8 jogos e 0 gols
TOTAL: 2 GOLS
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.