Após ter cendido empate que deu título do Campeonato Cearense para o Fortaleza, a torcida do Ceará logo tratou de arranjar culpados por esta derrota. Vários nomes levantados dos que estavam diretamente envolvidos no duelo deste sábado (8), na Arena Castelão. Mas, a única unanimidade entre os torcedores que é o grande responsável tem nome e sobrenome: Robinson de Castro.
Ex-presidente do Vozão, o advogado renunciou na primeira semana de fevereiro. Mas, os erros de sua gestão seguem sendo colheita dolorosa ao Alvinegro de Porangabuçu. Isso porque, para o torcedor, o ex-mandatário implantou um tipo de “filosofia” fracassada dentro do clube. Enquanto Robinson de Castro esteve à frente do clube, o Ceará foi ultrapassado em tudo pelo seu rival. Primeiro no ranking nacional de clubes da CBF. Depois igualou em número de títulos da Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. Depois o time caiu pra Série B do Campeonato Brasileiro de maneira vexatória. E, para fechar com “chave de ouro da incompetência”, quase dois meses após sua saída, o time perdeu a única coisa que lhe restava: ser o único cearense a ter conquistado um pentacampeonato Cearense e ser o maior campeão do Estado.
Nas redes sociais, a torcida não tem medido esforços para expor todos os erros durante os sete anos de gestão – fim de 2015 à fevereiro de 2023. Ex-árbitro cearense e dono do perfil “Ceará SC – Dados e História”, Mauro Bastos, que é torcedor alvinegro assumido, não poupou críticas ao ex-presidente.
“Não vamos esquecer o verdadeiro culpa e vamos lembrar o ano está só começando”, iniciou Mauro. “Ainda estamos pagando pelo ‘legado’ de uma das piores administrações de futebol que o Ceará já teve, que foi a do Sr. Robinson de Castro. O rival não foi penta hoje! Esse pentacampeonato começou em 2019 quando o Ceará estava no mesmo nível ou acima do rival. Robinson de Castro menosprezou o tamanho do Ceará, cometeu erros demais e graves e foi péssimo nos quatro anos anteriores a 2023 não evitando nenhum título deles. Pois justamente no ano onde a diferença financeira era mais brutal a favor do rival, foi quando o time mais honrou a camisa alvinegra, jogando no máximo, mas esbarrando em sua capacidade técnica e elenco limitados! Mesmo assim, esse time em cinco clássicos no ano venceu três e só perdeu um, com direito a eliminação acachapante do rival no torneio regional mais importante do país”.
Apesar de duras críticas, Mauro relembrou que a temporada ainda está no começo e, além de ter toda uma Série B pela frente, que ainda nem iniciou, o time ainda vai buscar o título da Copa do Nordeste. E finalizou pedindo que Robinson “nunca mais” retorne ao clube.
“O ano não terminou, ao contrário, vem aí a competição mais importante do ano: a Série B e a final da Copa do Nordeste. Que essa nova diretoria aprenda com os erros do antecessor e que esse cidadão, Robinson de Castro, NUNCA MAIS volte ao Ceará”, terminou Mauro Bastos.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.