Um dos jogadores que mais comemorou o título do Ceará na Copa do Nordeste, Luvannor disse uma frase que chamou atenção das pessoas na internet. Enquando festejava o feito, ele falou que a partir daquele momento teria liberdade para passear com sua família em locais públicos. O jornalista Daniel Braune comentou o caso e disse que é preciso haver uma reflexão sobre como o futebol pode ser, algumas vezes, desumano com atletas.
Bastante criticado por desempenho e falta de gols, o atacante de 32 anos já chegou a polemizar com algumas postagens na internet que incomodaram a torcida. Mas, pelo menos por enquanto, o clima é de romance. Isso porque, na última quarta (3), o Vozão se sagrou tricampeão nordestino e Luvannor fez parte da campanha.
Durante as filmagens que foram divulgadas pelos perfis dos jogadores e também na página oficial do Vovô, foi possível ver que o molvádio-brasileiro era um dos que mais estavam com a adrenalina à flor da pele. A todo instante ele dançava, cantava, beijava a taça, mostrava a medalha… Mas uma fala de Luvannor tem sido bastante comentada na web.
Jornalista, comentarista, apresentador e criador de conteúdo que ficou conhecido por fazer vídeos comentando sobre futebol, Daniel Braune fez uma publicação em seu perfil em que comenta sobre o assunto e opinou ser preciso haver uma reflexão sobre a fala do jogador. Por ser um esporte que mexe com a paixão de milhões, por muita vezes há torcedores que ultrapassam o limite da paixão e se torna fanatismo, tendo como consequência atitudes que podem até mesmo ser chamadas de desumanas.
“Graças a Deus eu vou poder sair na rua. Graça eu vou poder ir ao shopping com a família. Liberdade!”, disse o atacante enquanto comemorava.
A fala de Luvannor, inclusive, se encaixou com a de Enderson Moreira, ex-técnico do Ceará e atualmente no Sport-PE. Derrotado no duelo, o treinador fez um grande desabafo na entrevista pós-jogo e revelou que tem sido, cada vez mais, difícil manter uma boa saúde mental quando o assunto é futebol brasileiro. Enderson também chegou a falar que já pensou em largar a carreira de treinador pela pressão excessiva por parte de alguns torcedores, que enviam mensagens de ódio diariamente.
“Eu quero fazer uma reflexão muito séria a respeito disso. De um lado o vencedor, Luvannor, aliviado que ia poder sair na rua, passear publicamente porque o time dele foi campeão”, iniciou Braune. “Do outro, Enderson Moreira, técnico do Sport, vice-campeão, que falou sobre as palavras que jogadores e técnicos ouvem todos os dias ao atravessar uma fase ruim ou perder um campeonato. E a gente não está falando de uma goleada, a decisão entre Ceará e Sport foi nos pênaltis, no detalhe. Um pênalti ou outro perdido ali ou aqui, o roteiro podia mudar. Podia ser o Enderson falando que ia poder sair publicamente e o Luvannor tendo que está escondido em casa”.
O influenciador digital, que tem milhões de seguidores em suas redes sociais, também citou que muitos jogadores recebem muito bem. Mas, que apesar disso, a saúde mental é algo muito delicado e chamou atenção para que as pessoas se coloquem no lugar de atletas que recebem xingamentos e, em alguns casos, até ameaças. Alguns atletas já sofreram até mesmo agressões quando vistos em locais públicos.
“É claro que esses caras ganham muito bem e existem os ossos do ofício, mas vocês conseguem se colocar no lugar dessas pessoas? Psicologicamente! Jogador ou treinador quando o time dele perde, ele não pode ir ali do lado, não pode tomar um negocinho, ter sua vida social. Coisa que nós temos quando estamos num momento ruim no nosso trabalho ou no nosso dia a dia. Será se não vale uma reflexão?”, indagou Daniel Braune.
Veja abaixo vídeo sobre comentário de jogador do Ceará.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.