A última equipe brasileira a vencer acima do nível do mar foi o Ceará. O feito aconteceu no ano passado, quando superou o The Strongest pelo placar de 2 a 1, de virada, com gols de Erick e Zé Roberto pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O Fluminense enfrentou o mesmo adversário na noite da última quarta-feira (25), e acabou derrotado pelo placar de 1 a 0 no estádio Hernando Siles, em La Paz, pela Copa Libertadores. O técnico Fernando Diniz criticou bastante a altitude com cerca de 3.600 metros após o revés.
Vale destacar que apenas oito times do Brasil venceram jogando na capital boliviana: Palmeiras (duas vezes), Santos, Grêmio, Ceará, Atlético-MG, Corinthians, São Paulo e São Caetano. Antes do Vozão, a última vez tinha sido com o Atlético-MG na Libertadores de 2013.
STRONGESTE X CEARÁ: COMO FOI O JOGO
No jogo, o The Strongest marcou o primeiro gol logo no início, aos cinco minutos, com Ursino aproveitando rebote de um escanteio. A equipe da casa continuou pressionando, mas o Vozão começou a encontrar espaços. Lima conseguiu empatar aos 31 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento. No segundo tempo, aos 30 minutos, Erick igualou o placar, e nos acréscimos, aos 47, Zé Roberto virou o jogo.
No jogo de volta, o time cearense voltou a vencer, dessa vez na Arena Castelão por 3 a 0 e garantiu a sua classificação para as quartas de final. Na Sul-Americana de 2022, o Ceará terminou como líder absoluto de um grupo que contava com Independiente, da Argentina, General Caballero, do Paraguai, e Deportivo La Guaira, da Venezuela, tendo 100% de aproveitamento.
VEJA OS MELHORES MOMENTOS DE THE STRONGESTE 1 X 2 CEARÁ
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.