O Ceará está prestes a ter o retorno de um atacante que marcou seu nome na história do clube. Autor de gols nas duas finais contra o Bahia na Copa do Nordeste de 2020, Cléber está prestes a voltar aos treinos em Porangabuçu. O retorno do atacante está previsto até o final de Junho. O jogador cumpre suspensão provisória por doping. Clebão está afastado desde o fim de 2022, ainda não há informações sobre a data do julgamento.
No dia 11 de setembro de 2022, Cléber foi testado no antidoping, no dia do confronto contra o Juventude, na reta final do Brasileirão. No exame foi constatado a presença de substâncias proibidas (metabólito do Tamoxifeno)
O contrato entre clube e atleta no momento encontrasse suspenso, ao fim de Junho o jogador terá cumprido a determinação da ABCD, após isso, o vínculo entre as partes volta a ser reativado e então, Cléber tem autorização ao retorno dos treinos no CT do time. A audiência deve ser marcada em breve e Cléber pode ficar até dois anos sem jogar. Se a pena decidida pelo Tribunal for mínima (seis meses), o período será compensado pelo tempo em que o jogador passou afastado de campo.
Em caso de uma pena maior, o contrato com o clube será suspenso ou rescindido, isso vai de acordo com as partes envolvidas.
Um pouco de sua trajetória
Jogador profissional desde 2017, Cléber Bonfim de Jesus é “cria da favela”. Nasceu em Salvador e ganhou o mundo muito cedo. O atleta buscou suas primeiras oportunidades no futebol nas peneiras dos clubes da sua cidade. Integrou equipes de várzea e da Marinha do Brasil. Em 2017 foi convidado a ser jogador do Icasa, após ir bem em um campeonato de futebol de sete. Disputou a Fares Lopes pelo verdão do cariri.
Jogou apenas duas partidas pelo Icasa e se transferiu para o Barbalha, onde foi um dos principais nomes na subida do time à segunda divisão do Campeonato Cearense como campeão da série C, em 2017. Entre idas e vindas na equipe do Barbalha para diversos outros clubes em curtas passagens, Clebão se destacou novamente e logo saiu para o Ceará.
Em 2020, o Ceará resolve investir no jovem e fecha um contrato de três anos. No Vozão logo se firmou de titular, com um início avassalador nas finais da Copa do Nordeste daquele ano.
Desde então, Cléber viveu intensos momentos de amor e ódio com a torcida alvinegra. O jogador não conseguiu manter seu bom futebol. Sua grande força de vontade em campo não foram suficientes para conter as críticas por parte da torcida. Cléber hoje vive um dilema sobre sua permanência no clube e as recentes polêmicas dificultaram ainda mais o processo de manutenção de sua permanência.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.