Meu Vozão Ceará Sporting Club
Elenco do Ceará
Foto: Divulgação / Ceará SC

Ceará vai passar por mudanças para ajustar setor defensivo

O Ceará vem sofrendo bastante com problemas de lesões e suspensão de atletas do setor defensivo. Por causa disso, o treinador Eduardo Barroca se vê obrigado a mexer no time titular para o jogo da próxima terça-feira (6), contra o Atlético-GO, pela 11ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Vindo de uma boa vitória dentro de casa na última rodada, o Vozão vai agora em busca de encaixar mais um bom resultado. Dessa vez, fora de casa e contra uma equipe que vem fazendo uma campanha bem parecida com a equipe alvinegra, inclusive nos muitos gols sofridos na campanha.

E, por falar em gols sofridos, este tem sido uma das maiores dores de cabeça para o Vovô em 2023. Mas, se antes o problema era “apenas” irregularidade e questão de organização em campo, agora o extracampo também é um problema. Isso porque, além das lesões, questões comuns de jogos, como suspensões, também têm feito o time “perder” opções.

Para o duelo direto com o Dragão goiano, por exemplo, Barroca não vai poder contar com o total de X atletas: o Luiz Otávio está lesionado, o lateral-direito Michel Macedo e o volante Willian Formiga estão em transição. Já o lateral-esquerdo Danilo Barcelos e os volantes Willian Maranhão, Caíque Gonçalves e Richardson estão todos suspensos.

Willian Formiga, lateral-esquerdo do Ceará
Willian Formiga está se recuperando de uma lesão no joelho esquerdo. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Por outro lado, a boa notícia são os retornos dos zagueiros Gabriel Lacerda, ausente na última partida porque estava cumprindo suspensão automática por ter completado a sequência de três cartões amarelos na Série B, e Tiago Pagnussat, que estava tratando um estiramento muscular na panturrilha.

Com isso, é provável que a defesa para o jogo dessa terça (6) seja composto por Warley e David Ricardo nas laterais e Pagnussat e Lacerda na zaga. O jovem Jonathan, zagueiro das categorias de base do Ceará, também viajou com o elenco para ser peça de opção.

Outro setor que Barroca também será obrigador a fazer alterações vai ser o meio-campo. Com seu trio de volantes de fora, “restam” no elenco apenas Arthur Rezende, Guilherme Castilho, que mais foi utilizado como armador e perdeu espaço com a evolução de Jean Carlos, e Zé Ricardo, que ainda não fez sua estreia com a camisa do Vozão.

Zé Ricardo deve fazer sua estreia pelo Ceará contra o Atlético-GO. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

ARBITRAGEM DE ATLÉTICO-GO X CEARÁ

Para o duelo direto entre goianos e cearenses no estádio Antônio Accioly, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já confirmou o quadro de arbitragem. O trio principal da partida será paulista.

Matheus Delgado Candançan foi escalado como árbitro e terá os auxílios de Anderson José de Moraes Coelho e Daniel Luís Marques. O quarto árbitro será o goiano Eduardo Tomaz de Aquino Valadão, enquanto Reginaldo Vasconcelos Noronha, do Amapá, será o assessor da partida.

No árbitro de vídeo, as escolhas foram bem detalhistas. O paulista Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, que integra o quadro de árbitro de vídeo da Fifa, será o VAR de Atlético-GO x Ceará. Helen Aparecida Goncalves Silva Araujo foi selecionada como auxiliar de VAR e Ricardo Marques Ribeiro como observador de VAR. A dupla é de Minas Gerais.

Matheus Delgado Candançan apita Atlético-GO x Ceará, pela Série B. Foto: César Greco