A equipe do Ceará enfrentou o Atlético-GO na noite de ontem (06) em jogo válido pela décima primeira rodada da segunda divisão do brasileiro. O Vozão venceu pelo placar de 3 a 0. Um dos gols da partida foi marcado por Guilherme Castilho, que tinha entrado a pouco no duelo e, de pênalti, encostou no topo do ranking de artilheiros do ano pela equipe, mesmo que atualmente sendo reserva nesse time de Eduardo Barroca.
Não é de hoje que Castilho conhece o banco de reservas, o jogador apesar do bom futebol apresentado, sempre teve esse “vai e volta” entre reservas e titulares. O que virou motivo de reclamações de boa parte da torcida, pelo alto valor pago ao jogador, sem o mesmo ser aproveitado.
Castilho chegou ao Ceará como uma grande contratação, muito disso pela junção do seu futebol apresentado e por ser um atleta muito jovem e promissor. Os valores não deixam mentir, chegando em 2022, o atleta assinou um contrato até junho de 2027, o alvinegro desembolsou na época R$ 9,65 milhões por 65% dos direitos econômicos do atleta.
Guilherme Castilho pertencia ao Atlético-MG e em 2021 estava emprestado para o Juventude, onde teve 46 oportunidades, marcando oito gols e seis assistências. No retorno ao Galo, jogou apenas nove jogos.
Comprometimento com o clube
Quando foi contratado, apesar da idade, chegou com um grau altíssimo de responsabilidade, não só pelo valor gasto no atleta, mas porque o Ceará vinha na busca de se sair da tão temida zona de rebaixamento, o que não aconteceu. O alto salário de Castilho, deixava poucas esperanças da sua permanência para o ano de 2023, o que se esperava era que o jovem fosse emprestado, tendo em vista que tinha ainda um contrato para cumprir.
Apesar de ter mercado e viver uma realidade de um time conturbado, o meia sempre se mostrou disposto a ficar e se entregar pelo clube, como fez em todas as partidas que disputou.
Trio artilheiro
O meia de 23 anos já marcou 10 gols na atual temporada, isso lhe deixa atrás apenas de Erick, que é o maior goleador do grupo com 12 cravadas e em segundo lugar Vitor Gabriel, com 11. Janderson também figurava muito bem nesse ataque, principalmente na época de Morínigo, onde jogava aberto pelas pontas, dessa forma marcando 5 gols até aqui.
O fato de ter Castilho no banco, não quer dizer amadorismo de Eduardo Barroca, mas um elenco com boas peças em diversos setores. Hoje temos Jean Carlos e Chay nesse meio, estão dando conta e agradando o professor, que quando olhar pro banco, vai ter opção com muita disposição.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.