Ceará e Sport foram julgados nesta sexta-feira, 16 de junho, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em ocorrência dos incidentes envolvendo suas torcidas no jogo de ida da final da Copa do Nordeste deste ano, realizado na Arena Castelão em 19 de abril. Após um gol contra marcado por David Ricardo, do Ceará (o Vozão venceu por 2 a 1), ocorreu uma confusão na área sul do estádio.

O árbitro do jogo, Caio Max Augusto Vieira, registrou na súmula a confusão, porém afirmou que não conseguiu chegar a identificar quem foi a torcida responsável pelo início do tumulto na Arena Castelão, no caso, alvinegros ou rubro-negros.
“No caso específico do jogo do Sport, nós vamos nos valer das imagens, porque realmente a Polícia conseguiu contornar a situação. Na verdade, foi causado pela torcida do Sport e ela pode responder, mesmo fora de seu campo, pelas atitudes que cometeu. E nós tivemos no dia daquela final tanto na delegacia (de plantão, no Castelão) quanto no Juizado (do Torcedor), onde tivemos a felicidade de pegar esses infratores. Existiram cinco pessoas que responderam TCO e vão ser utilizadas. Ou seja, o Ceará identificou quem iniciou a situação toda, e com essas pessoas devidamente identificadas servirão como prova para poder nós tentarmos absorver o Ceará”, disse.
O STJD definiu a punição das duas equipes. Enquanto o Ceará foi multado em 5 mil reais, o Sport terá que arcar com o valor de 75 mil reais. Em relação à perda de mando de campo, que poderia ser de um a dez jogos de suspensão, o Vozão foi absolvido. A equipe pernambucana perdeu seis mandos, mas na condição de visitante. Isso quer dizer que a torcida não poderá comparecer nos estádios dos rivais.
CEARÁ E SPORT JÁ VINHAM DE PUNIÇÕES
É importante ressaltar que ambas as vezes já enfrentaram punições. Após a confusão generalizada que ocorreu no jogo contra o Cuiabá, válido pela 32ª rodada do Brasileirão em 16 de outubro, o Ceará recebeu uma multa de R$ 100 mil e teve seis jogos com certeza. No entanto, essa medida foi posteriormente revertida para permitir a presença de mulheres, crianças e pessoas com deficiência.
Já o Sport, após a invasão do campo pela torcida durante o empate com o Vasco pelo placar de 1 a 1 no estádio da Ilha do Retiro pela Série B do Campeonato Brasileiro de 2022, foi punido com três jogos de complicado e mais três partidas com a presença exclusiva de mulheres, crianças e pessoas com deficiência, assim como o Alvinegro.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.