Após o empate do Ceará sem gols contra o Guarani pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a delegação do chegou à capital cearense nesta quinta-feira, 3 de março de 2023, e foi recebida no Aeroporto Internacional Pinto Martins por protestos promovidos pela Torcida Organizada Cearamor (TOC).
O desembarque tumultuado foi marcado por um clima hostil, com torcedores expressando insatisfação com o técnico Guto Ferreira e alguns jogadores acerca do momento vivido pela equipe na Segundona. Com o resultado, a equipe de Guto Ferreira permanece na 10ª colocação, com 30 pontos. A desvantagem para o G4 é de oito pontos.
Os acontecimentos ganharam repercussão quando a TOC transmitiu ao vivo o momento do desembarque, mostrando o presidente do clube, Jeysivan Carlos dos Santos, conhecido como Jey, em conversa com o técnico Guto Ferreira e o meio-campista Jean Carlos.
Horas após os incidentes no aeroporto, o Ceará emitiu uma nota oficial repudiando veementemente os atos de violência e agressões verbais contra seus profissionais. A diretoria do clube manifestou sua solidariedade ao técnico Guto Ferreira, que foi alvo de ameaças e agressões verbais por parte de alguns torcedores.
No entanto, a diretoria foi enfática ao afirmar que não pode tolerar atos de violência e desrespeito contra os profissionais que representam o clube. O Ceará reafirmou o compromisso com o respeito e a civilidade, destacando que o direito de protesto dos torcedores é legítimo, mas deve ser exercido dentro dos limites da ordem pública.
Em meio a essa situação, a nota reiterou o apoio e a confiança do clube no trabalho do técnico Guto Ferreira, que continua sendo visto como peça fundamental no desenvolvimento da equipe. O treinador recebeu a garantia da diretoria de que poderá seguir com suas atividades de maneira serena e focada no planejamento e preparação do tempo.
VEJA A NOTA COMPLETA DO CEARÁ
O Ceará Sporting Club vem a público manifestar seu repúdio ao ato de violência ocorrido no desembarque da delegação na tarde desta quinta-feira, 3 de março de 2023, a profissionais do Clube.
O clube sempre manteve um diálogo aberto e respeitoso com as torcidas organizadas e torcedores, atendendo a diversos pleitos e demandas, por entender que o Ceará é construído com a participação de todos. No entanto, não podemos admitir que uma minoria infrinja a lei e desrespeite os profissionais que vestem a camisa alvinegra.
Nos solidarizamos com o treinador Guto Ferreira, que foi vítima de agressões verbais e ameaças por parte de alguns indivíduos que não representam a verdadeira Nação Alvinegra. O treinador tem o nosso apoio e confiança para continuar o trabalho que vem sendo desenvolvido.
Reconhecemos o direito de cobrança e protesto dos torcedores, mas exigimos que sejam feitos dentro dos limites da civilidade e da ordem pública. Ações de violência não serão toleradas pelo Ceará Sporting Club, que tomará as medidas cabíveis contra os responsáveis pelos ilícitos cometidos.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.