Hoje vamos falar de futebol, porque para se saber de futebol é preciso saber mais do que só futebol. Demorou, mas está chegando. A Comissão responsável pela Reformulação do Estatuto do Ceará Sporting Club foi montada e em jogo eles discutirão os novos caminhos que o clube deve seguir em relação ao seu futuro.
Com mais de 108 anos de história, a Carta Magna do Alvinegro é uma coleção de retalhos na tentativa de se adaptar à modernidade do futebol. Várias emendas foram feitas e isso gera um “choque” na intervenção judicial, visto que abre para interpretações diversas, deixando o documento confuso. Com a reforma espera-se que o estatuto seja mais claro e didático e de fácil entendimento para as pessoas.
É claro que o “carro-chefe” é o direito de voto ao Sócio-Torcedor do Ceará nas eleições da Diretoria executiva, que tem dado muito o que falar nos últimos tempos. Mas, é importante ressaltarmos que o Conselho Deliberativo é o guardião do Estatuto e cabe a ele fazer determinações para que a Diretoria Executiva coloque em prática na gestão. Fiscalizando, sendo parceiro, cobrando e, como o próprio nome já diz, aconselhando na tomada de decisões.
Com a demanda do futebol atual outras pautas serão colocadas na mesa, como por exemplo a remuneração dos diretores do clube, para que o trabalho deixe de ser feito por “amor” e passe a ser acompanhado como um empregado que deve satisfação ao seu empregador. Isso já é realidade em grandes clubes na Europa e é inevitável trazer à tona aos grandes clubes brasileiros.
A comissão também pretende idealizar um regimento interno com intuito de formalizar a condução do processo eleitoral e um estudo sobre a viabilidade de uma futura SAF no Alvinegro. E, por último, é muito importante a criação de um canal oficial, estilo ouvidoria, para que as preocupações e soluções por parte dos torcedores possam ser ouvidas e conhecidas pela comissão.
Os mesmos apelam para uma grande participações popular por parte de várias alvinegros de toda as camadas da sociedade na construção da nossa constituição.
Portanto a Reforma do Estatuto do Ceará vai muito além de dar o voto ao torcedor. É balizar a missão que o clube tem perante a sua grande massa alvinegra e a responsabilidade de ter a nomenclatura de “Time do Povo“.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.