Meu Vozão Ceará Sporting Club
Torcida do Ceará, Copa do Nordeste
Foto: Fausto Filho / Ceará SC

Arena Castelão deve receber equipamento de tecnologia para aumentar segurança de torcedores; Conheça

Visando dar maior segurança aos torcedores frequentadores da Arena Castelão e demais estádios cearenses, o Ceará, Fortaleza e a Federação Cearense de Futebol (FCF) estão caminhando para aderir ao Projeto Estádio Seguro. Em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o equipamento de tecnologia já vem sendo testado no Rio de Janeiro desde o ano passado.

Atos de violências ocorridas dentro das praças esportivas têm sido preocupação para muitas famílias, que acabam se afastando dos estádio. Com isso, além de perder a beleza da festa nas arquibancadas, os clubes também perdem em renda de bilheteria. Com isso, o Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Justiça e a CBF, lançaram o Projeto Estádio Seguro.

Já utilizado no estádio Maracanã desde 2022, o equipamento é de cruzamento de dados e ampliação de monitorando. O uso da tecnologia será uma maneira de identificar torcedores que estejam com alguma dívida com a Justiça, como mandados em aberto e afins. Ao passar o ingresso no leitor, o sistema vai identificar se tem algum mandato judicial em aberto e, caso sim, a catraca eletrônica será bloqueada imediatamente.

Em novembro deste ano esta prevista ocorrer uma reunião com o Governo do Estado do Ceará para discutir o uso do equipamento na Arena Castelão.

CEARÁ É A FAVOR DE EQUIPAMENTO NA ARENA CASTELÃO

Diretor de eventos do Alvinegro, Veridiano Pinheiro vê com bons olhos a implementação deste equipamento na principal praça esportiva do Estado. Para o dirigente, é uma forma de dar mais proteção aos torcedores.

“É mais um mecanismo para proteger as famílias que frequentam nossos jogos, mantendo um ambiente seguro, longe de pessoas que estão em débito com a Justiça. É fundamental reforçar que essa tecnologia de identificação, que exige um investimento alto, precisa vir acompanhada de uma estrutura de delegacias especializadas para que o processo seja executado de forma integral e correta”, disse Veridiano.

Arena Castelão
Arena Castelão. Foto: Divulgação / Sejuv