Com o começo de 2024 sendo o pontapé inicial para a reestruturação interna do clube, o Ceará decidiu dessa vez investir em seu departamento de scout. O investimento conta com o desenvolvimento de um software com a ajuda de inteligência artificial (IA) para monitorar jogadores. o clube convidou a imprensa para apresentar as novidades. Com as novas ferramentas, o mapeamento dos atletas se torna mais preciso e amplo.
o Head Scout explicou: “Eu consigo ‘ir na Colômbia’ ver os atletas que ganham mais duelos ofensivos, defensivos, quem está atingindo maior performance. Humanamente é impossível assistir 30 campeonatos, mas por meio do filtro de dados, nós temos um pincelamento de atletas para trabalhar. Isso otimiza bastante o tempo”. O foco no momento está em campeonatos estaduais e nacionais, mas o futebol sul-americano também têm sido explorado para fazer a montagem do grupo de 2024. Entre eles o Campeonato Argentino e Uruguaio.
No software, o “jogador destaque” pode ser adicionado a uma lista avançada de pesquisa com informações mais relevantes a quem pesquisa. A viabilização do futuro contrato também é outro passo importante na pesquisa avançada. O interesse do jogador no clube e as suas características não apenas dentro de campo, mas também fora dele.
Então a analise é feita de forma completa, com praticidade. Vale ressaltar que todos os âmbitos em que o atleta está inserido são averiguados como adaptação, viagens, rotina de jogos e relações interpessoais. Com o apoio da inteligência artificial o programa foi desenvolvido para a diminuição de riscos tanto para o clube quanto para o atleta.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.