O Ceará e a Turner enfim chegaram a um acordo para transmissão dos jogos na TV fechada. O clube surpreendeu a todos na tarde desta quarta-feira, 19, com o anúncio da manutenção de contrato com a empresa norte-americana até 2024.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
O Alvinegro está junto a outros seis clubes da Série A. São eles: Fortaleza, Bahia, Athletico, Coritiba, Palmeiras e Santos. Apenas o Internacional, que também mantinha vínculo com a dona dos canais Esporte Interativo, ficou de fora. Os detalhes do acordo ainda não foram informados.
É com satisfação que o Ceará Sporting Club comunica que, em conjunto com Athletico, Bahia, Coritiba, Fortaleza, Palmeiras e Santos, chegou a um acordo com a Turner para manter seu contrato de TV Fechada até 2024. – Ceará divulgou nota anunciando a manutenção do contrato
Recentemente, a Turner e os clubes protagonizaram uma queda de braço. A empresa ameaçava ir na justiça contra o times forçar uma rescisão do vínculo, por entender que as agremiações haviam quebrado uma série de regras contratuais.
Uma delas seria as transmissões na TV aberta, em que os oito times assinaram com a Turner para transmissões no Esporte Interativo, TNT e Space e com a Globo para TV convencional.
Além disso, o conglomerado não estaria contente com os números de audiência, faturamento, nem com as atitudes de seus parceiros no futebol brasileiro, que teriam se dobrado as exigências da emissora concorrente. Conforme a o UOL, os números de audiência em 2019 despencaram cerca de 19%.
As agremiações, entretanto, negaram descumprimento do acordo, acrescentando ainda que a TV estaria dificultando um acordo para rescisão sem pagamento da multa, que somada gira em torno de R$ 2,1 bilhões segundo o UOL Esporte.
Os clubes, a Turner, a Globo e a MP das transmissões
Outro imbróglio veio a tona após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinar Medida Provisória 984/2020, que modifica a maneira de negociação dos direitos de transmissão das partidas entre clubes e emissoras de TV. Também conhecida com a “Lei do Mandante”, a MP autoriza os times que jogam em casa a decidirem onde os duelos serão transmitidos.
Os equipes que assinaram com a Turner apoiaram a medida. A legislação, no entanto, instaurou uma polêmica entre o Grupo Globo e o conglomerado norte-americano. As duas empresas têm contratos com parte dos integrantes da elite do futebol brasileiro. Em 2019, alguns jogos deixaram de ser transmitidos por este motivo.
Com a nova MP, as emissoras poderiam transmitir todas as partidas em que seus clubes disputassem em casa, independente de o adversário ter contrato com a outra TV. Ainda não há uma definição jurídica do que acontecerá nesses casos.
Na semana passada, a Globo conseguiu liminar no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que impede a Turner de exibir partidas do Brasileirão de agremiações que assinaram contrato com a empresa em todas as plataformas. A emissora entende que contrato fechado antes da MP deve ser respeitado.
Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.