Lateral-esquerdo de 23 anos que passagem pelas categorias de base do Ceará, Mateus Farias está de casa nova. O atleta foi oficializado como reforço do União 1919, da terceira divisão do futebol português. Em sua apresentação, o defensor disse que o “projeto ambicioso” apresentado pelo clube foi o motivo que lhe fez aceitar a proposta.

No Vozão, ele atuou pelo Sub-20, foi campeão do Cearense na categoria em 2019, e chegou a ser utilizado profissionalmente pelo Alvinegro, na época em que Lisca ainda era o treinador do time. Naquele ano, ainda como revelação, ele foi utilizado uma única vez durante o Campeonato Cearense e foi titular na vitória sobre o Barbalha na primeira fase. Mateus até chegou a ser reserva em outras partidas, mas sem receber espaço. Com isso, ele deixou o clube ao fim de 2020 e seguiu seus passos, tendo passado por algumas equipes até deixar o Brasil.

EX-CEARÁ NO FUTEBOL PORTUGUÊS
Mateus Farias está atuando no futebol europeu desde a temporada 2022/2023, quando assinou com o Tocha-POR e ficou até a última temporada. Lá, ele foi campeão bicampeão da Copa Coimbra, uma disputa estadual, das temporadas 2022/2023 e 2023/2024. Agora, ele vai reforçar o União, que disputa Série C do Campeonato Português. Na última temporada, a equipe terminou em quinto colocado da tabela na temporada 2023/2024 e agora ele chega para reforçar o elenco nesta próxima temporada, 2024/2025, em busca do acesso à Série B da competição nacional.
O time disputou a Taça Portugal na última temporada, mas acabou sendo eliminado ainda na primeira fase com derrota por 3 a 0 para o Academia OAF. O torneio teve o gigante Porto como campeão. Na AF Coimbra Taça, uma competição estadual, o União 1919 foi até as oitavas, mas caiu para o Vinha da Rainha pelo placar de 3 a 2. Nesta competição, o novo time de Mateus Farias tem sete títulos.

Veja mais notícias do Ceará, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Ceará Sporting Club.