Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Ceará em busca ‘coroa’ do Nordeste: O que esperar do time?

Ceará busca tricampeonato da Copa do Nordeste
Foto: Divulgação / CBF

Mais de 50 mil pessoas irão assistir o primeiro jogo da final da Copa do Nordeste entre Ceará Sport-PE. Com a Arena Castelão lotada, a torcida alvinegra irá empurrar o time rumo a primeira vitória no mês de abril.

Sim, é verdade que nosso último triunfo foi a vitória sobre o Fortaleza na semifinal desta mesma competição, no mês de março. Desde então, são três jogos e um time que oscilou muito durante as partidas. Alternando tempos bons e outros completamente apagados. O time que tinha sido letal nos primeiros instantes de jogo, não conseguiu realizar a pressão, marca gols e depois segurar o resultado. O time acusou cansaço e fez um jogo muito aquém contra o Ituano-SP na estreia da Série B do Campeonato Brasileiro.

O treinador Gustavo Morínigo acabou por dizer que o próprio time estava com a cabeça nesta final. Pois bem, o momento está chegando e queremos aquele Ceará aguerrido que demonstrou muita eficiência nos dois primeiros Clássicos-Rei do ano. Mas o que será necessário para que isto aconteça?

Elenco do Ceará
Última vitória sobre Vovô foi sobre o Fortaleza, ma semifinal da Copa do Nordeste. Foto: Divulgação / Ceará SC

O primeiro aspecto é o “fator casa”. Uma vitória sem sofrer gols, nos daria uma vantagem boa para o jogo de volta, que acontecerá somente no inicio de maio. Até lá, o Sport vai jogar duas “finais”, que são partidas que exigem muito esforço físico e mental, contra o Retrô, pelo Campeonato Pernambucano, e Coritiba-PR, pela Copa do Brasil. Além de ter que jogar fora de casa, pela Série B, contra o Novorizontino-SP quatro dia antes do segundo jogo em Recife.

Lembrando que o Alvinegro, dos 22 jogos disputados nesta temporada, somente em 6 jogos não marcou mais do que um gol. Temos a volta do nosso artilheiro Erick, que foi poupado na estreia da Segundona. Com o embalo da torcida, acredito que o resultado positivo pode ser construído.

Tanto Sport como Ceará tem tido dificuldades defensivas nas últimas partidas. Nos últimos seis jogos, o Vozão sofreu 10 gols e os pernambucanos quatro. A última derrota do Leão da Ilha aconteceu em fevereiro, justamente para o Vovô. Num jogo de muitos gols no estádio Presidente Vargas e uma partidaça do goleiro Richard.

Para manter os 75% de aproveitamento que temos dentro de casa, é necessário anular o ataque que possui 24 gols na competição, comandado pelo experiente Vagner Love e o jovem Luciano Juba, que é especulado em grande clubes da Série A. Para isso, acredito que David Ricardo precisa voltar ao time titular. Ele foi decisivo no jogo contra os recifenses e consegue ter mais velocidade para conter os avanços do adversário do que a atual dupla de zaga.

David Ricardo, zagueiro do Ceará.
Jovem zagueiro David Ricardo foi decisivo na vitória contra o Sport na fase de grupo do certame nordestino. Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Na lateralesquerda, Willian Formiga fez um golaço de fora da área na rodada 3 e acredito que ele consegue apoiar melhor o ataque do que o Danilo Barcelos. Para fechar o setor defensivo, devemos congestionar o meio-campo e para isso Caíque Gonçalves é o nosso melhor volante para isso.

Para o nosso ataque, acredito que é consenso que Janderson, Vitor Gabriel e Erick são as nossas melhores opções. Entretanto, a criação dos meias de armação tem sido a principal razão para essa queda de rendimento do Ceará nas últimas partidas. Guilherme Castilho não vem jogando bem, apesar de ser o jogador mais consistente na posição nesta temporada, Morínigo testou Chay que mostrou coisas boas em algumas partidas, mas não passou a confiança que ele será uma sombra à altura do camisa 99.

Mas, penso que a maior decepção até o momento está sendo Jean Carlos. Não conseguiu ter uma sequência de jogos para mostrar aquilo que ele fez muito bem quando foi dupla com o Erick. Tem muita habilidade mas falta intensidade para jogar neste meio da equipe do paraguaio. Qquem não marca, não joga. E penso que aqui temos a razão do camisa 10 não ter tantas oportunidades de jogar de início. Queria muito que a dobradinha Erick e Jean Carlos se repetisse, até porque são velhos conhecidos da torcida do Sport.

Erick e Jean Carlos, do Ceará.
Erick e Jean Carlos. Foto: Divulgação / Ceará SC

E, por último, acredito que essa final será simbólica em relação aos dois favoritos da Série B nesta temporada. Ceará e Sport são os clubes a serem batidos nesta Segundona. Uma conquista alvinegra seria uma revanche daquela final que aconteceu em 2014. Daria confiança suficiente que estamos montando um time brigador e, acima de tudo vencedor, que não vacila nos momentos decisivos.

É preciso ter essa mística ao nosso favor. O time que quer subir tem que ter estrela e chegada. Traria mais estabilidade política ao Ceará neste momento de reconstrução daquilo que foi destruído ao longo da última gestão. E traria um título de expressão que esta torcida aguarda desde 2020.

Os dados serão lançados e o nosso melhor Ceará tem sim chances de ser campeão e conquistarmos a “coroa” do Nordeste.

CEARÁ EM BUSCA DO TRI

Às 21h30 da próxima quarta (19), o Vovô encara o time pernambucano pela ida da decisão nordestina. Ingressos seguem à venda no site Vozão Tickests e também nas lojas Vozão. Campeão invicto em 2015 e 2020, o Ceará vai em busca do tricampeonato da Copa do Nordeste.

copa do nordeste ceará
Ceará campeão da Copa do Nordeste 2020. Foto: Jhony Pinho / Agif

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.