Meu Vozão Ceará Sporting Club

OPINIÃO | Ceará: bom planejamento não garante vitórias

Paulo Victor, lateral-esquerdo do Ceará
Foto: Israel Simonton / Ceará SC

Os ‘Xwitteiros’ que tratam do Ceará estão mostrando uma mistura de sentimentos muito interessante, que abrangem desde a crítica a um futebol terrível praticado pelo time, indo até um bom planejamento dando oportunidade à maioria dos atletas apesar de o futebol jogado não ser o que se espera.

Gostaria de “meter meu bedelho” e afirmar que os ânimos estão exaltados desnecessariamente e que a torcida que se expressa no X (antigo Twitter) tem um caráter imediatista que preocupa, pois não entende em que estágio estamos (a diretoria e comissão técnica também não ajudam, uma vez que não comunicam a realidade ao torcedor).

Ainda no ano passado, após a nossa não subida de volta à Série A do Brasileirão, cheguei a afirmar em uma de minhas colunas que o início desta temporada iria ser sofrido, com um time oscilante e que provavelmente perderíamos todos os campeonatos que disputássemos. No entanto, que pese ainda não ter abandonado meu pessimismo sobre os destinos do Ceará nesse primeiro semestre, estou contente com o desempenho geral do time e de como o treinador Vagner Mancini vem rodando o elenco e, ao mesmo tempo, tentando entrosar a equipe.

Vagner Mancini, treinador do Ceará.
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Muitos pensam que estar bem entrosado significa jogar juntos sempre; não necessariamente. Um entrosamento interessante passa por saber o que fazer nas situações de jogo e, além disso, em cima do que se sabe, improvisar. Ora, mesmo rodando o elenco, deu para perceber que o treinador está tentando manter uma estrutura básica de comportamento da equipe, coisa que, obviamente, não vai funcionar tão rapidamente. Exige tempo, o qual a torcida não parece querer conceder nem ao time, tampouco ao treinador.

Voltando aos ‘Xwitteiros’ alvinegros, notei que estão ressabiados por Mancini não ter dado mais chances a jogadores da base nos jogos contra Caucaia e Altos-PI. Entretanto no jogo contra o Náutico-PE, o técnico “recheou” o time com jogadores formados em casa e, mesmo assim, a “corneta” continuou tocando.

Caio Rafael, Ceará Sub-20 / Copa do Nordeste
Foto: Israel Simonton / Ceará SC

Eu penso que o planejamento é bom. Minha visão é a de que o treinador deu ritmo aos atletas mais experientes contra Caucaia e Altos-PI e oportunidades para avaliar o comportamento dos atletas mais jovens contra o time pernambucano, que, neste caso, julgo que estiveram muito bem.

Nesse contexto, os resultados não importam tanto agora, mas sim o modo como a equipe evolui. O mais interessante é que esta evolução acontece sem derrotas e se mirarmos nossos adversários tanto na Copa do Nordeste quanto no Campeonato Cearense, que são mais fortes e com equipes mais estruturadas, todos estão com dificuldades neste início de temporada. O que demonstra que não adianta cobrar as oscilações da equipe como se fosse algo de outro mundo, principalmente, a nossa equipe que, diferente dos anos anteriores, mudou completamente.

Em suma, o planejamento está muito bom, a diretoria de futebol contratou bem, o time ainda não perdeu e está ganhando confiança para o restante da temporada. Isso não significa, entretanto, que não seremos derrotados ou mesmo goleados e que provavelmente não teremos nenhum título no primeiro semestre; é o cenário mais provável. Contudo, parafraseando alguém que aqui não citarei por razões óbvias, brado aos quatro cantos: “ Torcedores Xwitteiros, calma!”.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.